O prefeito Giovani Amestoy e seu vice, Luiz Guglielmin, fizeram uma visita ao início da obra da 1ª Estação de Tratamento de Esgoto de Caçapava do Sul, de responsabilidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), cujo investimento é de R$6,8 milhões.
Amestoy, que em 04 de outubro do ano passado havia assinado, junto ao Diretor Presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Jorge de Melo, e demais autoridades, em evento realizado na Universidade Federal do Pampa, a ordem de início da obra, fez uma visita junto do gerente local, Ary Sá de Figueiredo e da Superintendente Regional, a administradora Léa Basei. O engenheiro ambiental e sanitarista, Stener Camargo (assessor superior) e o Secretário-adjunto Geral Joel Ribeiro acompanharam a visita técnica.
A ETE beneficiará os bairros da Bacia 4, que são Vila Henriques, Cidade Jardim, Vila São Domingos e parte da Aviação. Serão investidos R$ 6.813.804,66, com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e será feita pela empresa Habitark Engenharia Ltda. Inicialmente, está sendo construído um módulo com capacidade de tratamento de 20 litros por segundo (l/s). A obra integra um projeto maior, de 40 l/s, a ser executado futuramente e deve abranger mais de 50% do esgoto da cidade.
“Lembro do dia 19 de março de 2018, quando lançamos, na AABB Caçapava do Sul, o projeto de construção da 1ª Estação de Tratamento de Esgoto do município, que é um antigo anseio da comunidade caçapavana. No evento estavam os então secretários de Estado Fabiano Pereira (Obras) e de Planejamento e Meio Ambiente do Município, Flávio Monteiro, que contribuíram para darmos início a este projeto que impacta diretamente na qualidade de vida dos caçapavanos, melhorando a saúde pública e levando nossa cidade cada vez mais para o futuro”.