A abertura oficial da Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul será em Caçapava do Sul, que é um dos polos de produção da fruta. A data do evento já está definida: será no dia 6 de março de 2020.
A 9ª edição da Abertura terá como anfitriões o médico e produtor Jorge Abdala e sua esposa, a farmacêutica Rosane Coradini Abdala, conforme informações do Jornal do Comércio.
O casal começou a investir em oliveiras em 2005 e contam atualmente com um pomar de 20 hectares. A primeira safra significativa veio há seis anos, quando lançaram o rótulo do azeite Don José.
Expectativa para a safra de azeitonas
A expectativa para a safra de azeitonas no Rio Grande do Sul em 2020 não deve superar a produção de 2019, que resultou em um volume recorde de 1,4 milhão de quilos de azeitona.
De acordo com o Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva), fatores climáticos afetaram de forma significativa a produção de azeitonas em muitos pomares gaúchos. “Foi um inverno com pouco frio e alternando com semanas de temperaturas elevadas o que proporcionou uma floração desuniforme”, explicou o presidente do Ibraoliva, Paulo Marchioretto.
Com o volume da colheita sendo menor, a tendência é de que os preços do azeite sofram alguma elevação. Conforme o Ibraoliva, o Rio Grande do Sul detém cerca de 80% da produção de azeite de oliva no Brasil.
P/ Blog do Lorenzo