Foi aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul nesta terça-feira, 30 de março o projeto de lei que cria o Parque Municipal Natural da Cascata do Salso.
Serão 85.905 m² destinados a preservação a ser uma unidade de conservação de proteção integral que estará ligada a Secultur e Departamento Municipal do Meio Ambiente, tendo como objetivo básico a preservação da área localizada no Bioma Mata Atlântica e Bioma Pampa, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.
A intensão da prefeitura de Caçapava do Sul é tornar o Parque Natural Municipal da Cascata do Salso em uma Unidade de Conservação da Natureza (UC), que são áreas naturais criadas e protegidas pelo Poder Público, municipal, estadual e federal. A criação do Parque Municipal Natural da Cascata do Salso permitirá que o município acesse recursos do Fundo de Compensação Ambiental, que possibilitará investimentos no turismo ecológico.
O Engenheiro Ambiental e Secretário de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul, Stener Camargo, agradeceu ao Poder Legislativo pela aprovação deste importante projeto, e salientou que o próximo passo é encaminhar a documentação do parque junto com a lei aprovada para a SEMA e posteriormente ao Ministério do Meio Ambiente o que deve ajudar a viabilizar o Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO.