Na tarde da segunda-feira, 24 de julho o vice-prefeito de Caçapava do Sul, Luiz Guglielmin, o prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes e a vice-prefeita de Santana da Boa Vista, Luana Freitas estiveram mais uma vez reunidos na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul juntamente com seu presidente Sílvio Tolfo – Beleza – PP, o Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara, Dilvane Loreto Jaime e os vereadores Luiz Fernando Torres – Boca – PT, Mariano Teixeira – PP, e Zilmar Araújo – Mano – PP, para discutir sobre a possibilidade de implantação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em uma das cidades da região.
Neste segundo encontro entre as lideranças da região o presidente da Casa agradeceu a presença de todos e passou a palavra para o vice-prefeito de Caçapava do Sul e Secretário Geral do município, Luiz Guglielmin, que também agradeceu a presença de todos lembrando que a próxima reunião ocorre ainda esta semana em Santa Maria na próxima quinta-feira, 27 quando as intenções do municípios deverão ser expostas.
Já o prefeito de Lavras do Sul Sávio Prestes discorreu sobre as potencialidades do seu municípios para receber o investimento salientando o potencial turístico e principalmente no geológico. Na sequência o presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, Francisco Abascal salientou o grande momento que Caçapava do Sul vive em razão do Geoparque e dos olivais e bem como relatou a experiência do Universo Pecuária realizado em Lavras do Sul no anos passado e da repercussão que o evento trouxe para a cidade e região. Lembrou que a próxima edição deve ocorrer em maio de 2024.
Por Santana da Boa Vista a vice-prefeita Luana Freitas acompanhada da Secretária de Fazenda Janice Kaizer falou do empenho do município em receber o movimento bem como opinou sobre a sistemática de apresentação das potencialidades na próxima reunião.
O Diretor da Unipampa Campus Caçapava do Sul, José Rojas, falou sobre algumas demandas do município na área da educação em pontos específicos.
O vereador Luiz Fernando Torres – Boca, falou sobre a grade de cursos que é bastante abrangente e que serão visitadas 5 cidades que se dispuseram a receber o investimento.
O presidente da ACIC, Eraldo Vasconcelos, falou sobre a união que está ocorrendo em prol da ação salientando que a região oportuniza vagas de emprego mas faltam pessoas qualificadas para preenche-las.
A próxima reunião ocorre ainda esta semana em Santa Maria na próxima quinta-feira, 27 com apresentação das intenções dos municípios à implantação de Campus do Instituto Federal de Educação.