A compra no bom e velho caderninho
O tempo em que comprávamos praticamente tudo nas empresas da nossa cidade, ficou no passado. Naquela época as compras geralmente ficavam anotadas num caderninho da mercearia, para acertar no final do mês, essa forma de compra ficou na história. Com a chegada do comércio online ou e- commerce, entra em ação novo modo de vender, nele o foco é nas facilidades e comodidades no momento da compra, tudo pode ser feito pelo telefone ou internet, sem sair de casa e com uma rapidez impressionante entre a compra e o recebimento do produto.
A pandemia jogou o consumidor no comércio eletrônico
A pandemia acelerou esse processo de negociação, as pessoas presas em suas casas tinham como única opção a compra online, os dados mostram que o crescimento foi muito grande, 98% dos brasileiros aumentaram as suas compras nas lojas eletrônicas. Essa prática se tornou um hábito que por um lado facilita a vida dos consumidores, por outro lado, tira o cliente da loja física, gerando grandes dificuldades para continuar com as portas abertas.
Os pequenos comerciantes terão de se reinventar
Os pequenos comerciantes são os mais afetados, a política de esperar o cliente ir até loja, não se sustenta mais, pois de outro lado, o comércio eletrônico vai ao cliente diariamente, durante 24 horas. Vejo que muitos não irão conseguir vencer essa batalha, um grande prejuízo para os pequenos municípios onde é exatamente esse pequeno comércio um dos maiores empregadores. Sempre digo, cada vez que alguém compra pela internet, empurra o comércio local a falência. Como sobreviver num ambiente tão hostil em que a mesma mercadoria vendida numa loja física, também é vendida numa loja virtual com várias condições favoráveis no online, como preços menores, diversidade de produtos, rapidez na entrega, entrega em casa, entre outras?
Como sobreviver frente ao comércio online
Não tem outra coisa a não ser adaptar-se a esse novo modelo de venda, sabemos que será difícil para muitos esses modelos mistos, já que a linguagem da internet exige pessoas qualificadas ou a terceirização desse processo, porém, tudo envolve custos. No entanto, é visível que uma boa parcela dos comerciantes partiu em busca de novas soluções para enfrentar a queda nas vendas. Um fator que tem sido o grande desafio e talvez o mais difícil de ser resolvido é a diferença nos preços entre o online e a compra na loja física em função dos custos fixos. Todavia, trabalhar com margens menores será uma necessidade.
Estratégias que ajudam
A necessidade de ter uma presença online é fundamental. Criar um site, ter página nas redes sociais, ampliar a visibilidade do seu negócio, gerar formas de atender o cliente online, desde a parte de cobranças até o atendimento. É importante trabalhar a experiência do cliente, fazer um atendimento personalizado de fato, atendendo-o de forma única, valorizando a sua presença dentro da loja. Fazer promoções e criar programas de fidelidade. Usar o marketing criativo. Ter produtos exclusivos, ao gosto do cliente. Manter um contato permanente com o cliente até o pós-venda.