A melhor forma de prevenção da Dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, reservatórios de água da chuva, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas, potes, panelas e etc.
É importante prestar muita atenção com os bebedouros de animais em geral, pois, são os locais que mais prolifera a larva do mosquito, é necessário lavar com água e muito sabão. Estas foram as informações iniciais das agentes do Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Caçapava do Sul, Ana Paula Fonseca e Patricia Barreto Mendonça, ouvidas pela reportagem.
O município conta atualmente com 7 agentes, sendo, que cada agente visita 25 casas/dia, em diversos locais. Também existe inspeção em pontos estratégicos, como borracharias, cemitérios e ferros velhos. No interior sempre acontece levantamentos de 15 em 15 dias, nas localidades das Caieiras e Minas do Camaquã, nas demais regiões o trabalho é realizado conforme demanda, casos suspeitos ou denúncias.
As agentes informaram ainda, que em Caçapava do Sul, não foi registrado nenhum caso da doença, até agora, porém, em seis bairros e em uma localidade do interior, foi detectada a larva e o mosquito transmissor. Atualmente existem 15 exames, de pessoas com suspeita de dengue, sendo realizados em laboratório especializado em Cachoeira do Sul.
A Dengue é considerada uma doença extremamente grave. Os sintomas são de febre, dores no corpo (musculares), dores de cabeça e no fundo dos olhos, falta de ar, manchas na pele com coceira e indisposição. Em casos mais graves pode causar hemorragias e até mesmo ocasionar a morte.
Ana Paula e Patricia, advertiram, que ao sinal de algum sintoma, a pessoa deve procurar imediatamente um médico, e que, estão a disposição da população para qualquer informação na secretaria de saúde. O telefone de contato é o 32 81 10 40.
Por Kau Teixeira