Razão da migração para os grandes centros
A migração das cidades pequenas do interior do país ao longo dos anos fora causa da redução dos seus tamanhos. Os jovens foram os grandes responsáveis pelo processo de migração, devido a vários fatores, o primeiro é a falta de oportunidades de trabalho, a industrialização, foi o grande motivador para os jovens irem para os grandes centros atrás de uma oportunidade de trabalho. Outro fator decisivo foi a busca por um processo educacional com mais opções, incluindo acesso as universidades que normalmente se localizavam nos grandes centros. Podemos ainda acrescentar a infraestrutura como transporte, lazer e saúde, como fatores decisivos para essa migração.
Os benefícios de morar no interior
As Cidades do interior têm indiscutivelmente uma melhor qualidade de vida, menos estresse, maior contato com a natureza e um ritmo de vida mais tranquilo. O custo de vida é menor, a segurança é normalmente premiada com baixos índices de criminalidade e por tudo isso, temos uma saúde mental de melhor qualidade. Não esquecendo é claro do convívio social que é maravilhoso.
As dificuldades de morar no interior
Na opinião dos jovens a falta de oportunidades de trabalho é a mais citada: Menos vagas disponíveis, especialmente em setores especializados. Outros fatores são vistos como dificuldades, como: Serviços de Saúde que são ineficientes, considerando a falta de hospitais especializados e de alta complexidade, tem ainda a carência de instituições de ensino superior. Deficiência na infraestrutura, menos opções de transporte público e entretenimento e a conectividade: Problemas com acesso à internet de alta velocidade em algumas regiões, entre outros motivos para o processo de migração para centros maiores.
O que está levando muita gente a mudar de ideia
A pandemia da Covid e agora as enchentes levaram muitas pessoas a repensarem seus modelos de vida, o que antes era maravilhoso acabou se tornando um tormento, muita gente junta na covid era perigoso, assim como locais lindos nas costas de rios, hoje são temidos pela possibilidade de inundações. A Segurança ou a falta dela tem levado medo as pessoas e a falta de trabalho nos grandes centros também têm contribuído para os jovens repensar seus caminhos. Hoje o processo educacional está mais democrático e mais abrangente, indo até o interior.
Perspectivas Futuras para as Cidades Interioranas
Depende muito das administrações municipais, usar as potencialidades para atrair investimentos e gerar emprego e renda. É preciso que o setor público seja um parceiro e líder no processo. O desenvolvimento Regional: Incentivos governamentais e investimentos em infraestrutura podem melhorar as condições de vida e atrair empresas para o interior. Tecnologia: Expansão do acesso à internet de alta velocidade pode facilitar o trabalho remoto e atrair jovens profissionais que podem trabalhar a distância ou home ofice. Turismo: Aproveita o potencial turístico, o que pode ser explorado para gerar empregos e desenvolvimento econômico como é o caso de Caçapava do Sul. Sustentabilidade: As cidades menores podem se tornar exemplos de práticas sustentáveis, atraindo pessoas interessadas em um estilo de vida mais verde.