Eu não tenho tempo pra nada, o que faço?

Colunistas Geral

Numa época não muito distante, tempo não era um grande problema, muito pelo contrário, parecia que tudo passava muito devagar, o ano era longo, tínhamos que esperar muito para que ele chegasse ao fim. Pois bem, isso mudou radicalmente nas últimas décadas, o marco dessa aceleração foi a implantação da tecnologia, principalmente do computador e da comunicação instantânea, que tornou tudo muito veloz. Nesse novo mundo, muita gente não conseguiu se adequar, e mesmo a geração mais nova também está tendo problemas, por falta de tempo. Mas será que é falta de tempo o problema ou é a gestão do tempo que está ruim.
Nesse artigo quero falar sobre a Gestão do Tempo, num ambiente cheio de distrações que exige disciplina e boas estratégias. Aqui estão algumas dicas práticas que podem ajudar:

  1. Priorize tarefas: Faça uma lista de tarefas diárias e organize-as por importância e urgência. O método Eisenhower pode ajudar, classificando atividades em quadrantes: importante e urgente, importante, mas não urgente, etc.
  2. Bloqueie distrações: Seja disciplinado no uso de aplicativos de mídias sociais, as pessoas ficam viciadas, cuidado para não ser mais um, todo o vício é ruim, tenha determinação em usar quando for o tempo certo ou necessário.
  3. Use a técnica Pomodoro: Trabalhe em blocos de 25 minutos com foco total, seguidos de uma pequena pausa de 5 minutos. Após quatro ciclos, faça uma pausa mais longa de 15-30 minutos.
  4. Estabeleça limites claros: Com colegas que gostam de conversar, seja gentil, mas direto. Estabeleça limites de tempo e mantenha a concentração.
  5. Aplique a regra dos 2 minutos: Se uma tarefa pode ser feita em menos de dois minutos, faça-a imediatamente para evitar acúmulo.
  6. Planeje seu dia: Reserve tempo no início do dia para planejar suas atividades e revisar ao final para avaliar seu progresso, tenha uma agenda sempre atualizada.
  7. Ambiente de trabalho organizado: Crie um ambiente de trabalho onde você se sinta focado, eliminando itens que podem te distrair visualmente.
  8. Não seja prolixo: Fale o que é necessário, não mande dez áudios pelo WhatsApp, sendo que apenas um poderia dizer tudo.
  9. Não procrastine: Não deixa para amanhã o que pode ser feito hoje, termine o que começou.
    Essas práticas ajudam a manter o foco e otimizar seu tempo, mesmo em um ambiente com muitas distrações, fazendo isso você verá muito tempo sobrando.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *