CASA DE CULTURA COMEMORA TRÊS ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Caçapava do Sul Casa de Cultura Juarez Teixeira Destaque Geral

A Casa de Cultura Juarez Teixeira (CCJT) comemora 3 anos no dia 22 de outubro e aproveita para fazer um balanço de 2024. Foi um ano de vários avanços! A CCJT conseguiu ser selecionada em duas leis de incentivo culturais importantes: a Lei Paulo Gustavo, que permitiu a criação do Cine Lux, e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que iráa ajudar na manutenção do espaço, ambas no âmbito municipal.

A Casa ainda espera ser selecinada na PNAB estadual até dezembro, na linha de apoio a pontos de cultura, para garantir os trabalhos de 2025, como exposições, oficinas e saraus. “Aos pouquinhos a gente segue rumo à autossuficiência da Casa, quesito indispensável para sua existencia futura. Até o final do ano que vem, a CCJT precisa estar andando com as próprias pernas”, afirma o diretor Juarez Teixeira.

Outro passo importante foi a parceria com o curso de Arquivologia da UFSM, que contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade, para o tratamento e manutenção do acervo de documentos, um compromisso da Casa com a comunidade. A CCJT participou também como co-produtora de um documentário sobre Caçapava e a Revolução de 23, dirigido por Henrique de Freitas Lima, que estreia em novembro, e ainda da produção de um podcast sobre a história da Rádio Caçapava, a ser realizado até o final do ano.  Além das exposições, conseguiu trazer para Caçapava do Sul dois concertos, sendo um deles internacional, dando seguimento à proposta de apresentar shows  musicais de alta qualidade.

Para celebrar todos estes feitos, preparou uma semana de programação especial, com atividades para todos os públicos.

SÁBADO (19) – As atividades começam no sábado, com a sexta edição do Brique da Casa, com cerca de 40 expositores de gastronomia, artesanato, brechós, antiguidades e agricultura familiar das 10h às 17h. Apresentação dos alunos da professora Adriana Inácio e do Grupo Seresta.

DOMINGO (20) – Às 20h, estreia do cinema ao ar livre, com exibição do primeiro e segundo episódios do documentário 50 anos de Nativismo, do diretor Henrique de Freitas Lima (Cinematográfica Pampeana), sobre a história do movimento que mudou a cultura musical do Sul. Os dois primeiros programas abordam Os precursores (de Pedro Raymundo a Noel Guarany) e A criação da 1a Califórnia. Se chover, a exibição será no Cine Lux..

SEGUNDA (21) – Exibição do terceiro episódio do documentário 50 anos de Nativismo. Tema: As primeiras edições da Califórnia, a gravação e popularização dos discos do festival e as vertentes estéticas Horário especial: 20h

TERÇA (22)Exibição do quarto episódio do documentário 50 anos de Nativismo. Temas: A explosão: apogeu da Califórnia e proliferação dos festivais pelo RS. . Horário especial: 20h

QUARTA (23) – Programação especial para as crianças: às 14h30, contação imersiva da lenda “Salamanca do Jarau” com Gaudêncio Terra (Toda Trupe Cantasons), dentro do projeto Lendas do Sul. Exibição do quinto episódio do documentário 50 anos de Nativismo. Tema: A mudança de hábitos.  Horário especial: 20h

QUINTA (24) – Às 18h30 abertura da exposição Aves do Caçapava do Sul, com 15 fotografias de aves encontradas no nosso território, imagens de Thomas Michel Ambiel, de 20 anos, com a presença do fotógrafo. Será exibido o episódio Terra: A jornada de crescer junto à natureza (2023), da Globoplay, que tem a participação de Thomas e aborda o tema “Como a tecnologia pode se tornar uma aliada para conservação do meio ambiente?”

SEXTA (25) – Oficina de Observação de Aves, a partir das 9h, na Pedra do Segredo com o fotógrafo Thomas Michel Ambiel. Atividade paga (R$ 35 – entrada ao parque com transporte, ou R$ 15 – somente a entrada) Exibição do  sexto e sétimo episódios do documentário 50 anos de Nativismo. Tema:  A participação das mulheres e Os instrumentistas.  Horário especial: 20h

SÁBADO (26)  – 16h – Lançamento livro “Felippe D’Oliveira: o poeta da lanterna verde”, organizado por Pedro Brum Santos e Lucas Zamberlan, e do livro Felippe D’Oliveira: obra completa (de Lígia Militz da Costa, Maria Eunice Moreira e Pedro Brum Santos), ambos da editora da UFSM. Exibição do documentário Cartas de Felippe”, produzido pela TV OVO. Obras que são um convite a descobrir sobre a vida e obra deste poeta santa-mariense. Presença do diretor e escritores.

DOMINGO (27) –  Das 14h às 17h, maratona de filmes infantis e jogos de mesa, com o apoio da Escola Arco-Íris. Exibição do oitavo e nono episódios de 50 Anos de Nativismo. Recortes autobiográficos de figuras emblemáticas do nativismo e  Avaliação dos primeiros 50 anos e os rumos do movimento.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *