Produto tipo 1 de alta qualidade reconhece a excelência dos produtores cooperados
Situada entre as regiões Central e Campanha, a Cotrisul tem como associados produtores que dedicam suas vidas a algumas das mais nobres áreas do Rio Grande do Sul para a produção de arroz. Da terra à industrialização, a cooperativa celebra mais de 40 anos de excelência na produção orizícola com o lançamento de seu primeiro produto premium: o Arroz Cotrisul Safra Especial.
A apresentação do novo rótulo vai acontecer na sexta-feira, 1º de novembro, durante o Universo Pecuária, em Lavras do Sul, em coquetel para clientes e produtores. A partir da semana seguinte, o produto começará a chegar às prateleiras dos supermercados da região de atuação da cooperativa e, em pouco tempo, a todo o mercado atendido pela Cotrisul – em especial aos estados do Sudeste.
O Arroz Cotrisul Safra Especial é um arroz tipo 1, beneficiado na indústria que a cooperativa mantém em Caçapava do Sul. Recebe o título de “Safra Especial” uma seleção de grãos de altíssima qualidade, cultivados com acompanhamento do Departamento Técnico da cooperativa desde a preparação do solo.
“O cuidado com o solo, a escolha das sementes e todo o manejo das lavouras são fundamentais para que o produto final se destaque pela qualidade. Ao longo dos anos, percebemos que os produtores de arroz da Cotrisul alcançavam esse nível de excelência com alguma frequência. Com a confirmação das análises laboratoriais de que realmente temos um produto superior, decidimos homenagear os produtores com o novo rótulo”, explica o presidente da Cotrisul, Gilberto da Fontoura.
A Cotrisul, detalha o presidente, nasceu para atender às necessidades dos produtores de trigo. Mas foi no arroz, entre o final da década de 1970 e o começo da década seguinte, que a cooperativa encontrou o alicerce para seu primeiro ciclo de crescimento. Atualmente, a soja domina os negócios de grãos da Cotrisul e a produção de arroz beneficiado, com volumes mais restritos, vem ganhando destaque pela qualidade.
Para a safra 2025, que está sendo plantada nesse momento, a Cotrisul estima chegar a uma área de aproximadamente 30 mil hectares de arroz. O plantio em áreas de várzea foi atrasado, em relações aos anos anteriores, para aguardar condições ideais de temperatura e umidade do solo.