por William Brasil
Francisco Acidemar Nunes, mais conhecido como tio Cida, Mestre da Cultura Popular no Estado, foi homenageado pela Universidade Federal de Santa Maria, através do Observatório de Direitos Humanos pela sua importância como ativista de movimentos culturais negros do Estado e nomeado Patrono do Mês da Consciência Negra.
Cátia Cilene Dutra Morais, coordenadora Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Compir), participou da cerimônia de homenagem, ocorrida no campus da universidade, em Santa Maria, no último domingo (23).
Tio Cida nasceu em 4 de agosto de 1943, é integrante da banda Dr. Cyro Carlos de Mello, diretor do Grupo de dança afro Clara Nunes, Fundador da Sociedade Recreativa Estrela do Mar, já presidiu e é um dos representantes do Clube Harmonia, ativista e já foi tema de samba-enredo de Caçapava do Sul.
Mês da Consciência
Na última quinta-feira, dia 21, Tio Cida, Cátia Cilene (Compir) e o Secretário Geral, William Brasil, representaram o município de Caçapava do Sul em São Gabriel, onde foram convidados para falar sobre a promoção de Igualdade Racial. Tio Cida, que produz tambores e também é mestre de Sopapo, apresentou os instrumentos no evento e fez um breve show musical aos convidados.