Na manhã desta quarta-feira, 5 de janeiro, representantes do grupo fibromiálgico de Caçapava do Sul foram recebidos pelo prefeito Marcelo Spode, vice-prefeito Mariano Teixeira e Secretário de Saúde Rodrigo Rodrigues. Na oportunidade, foi informado que o grupo conta como cerca de 50 pessoas que procuram manter uma rede de apoio e acolhimento. Também foi entregue uma cópia da Cartilha do Paciente de Fibromialgia para os representantes do Excecutivo.
As representantes do grupo sugeriram a criação de um Centro de Referência para Fibromialgia, “Vamos seguir com o nosso grupo com o acolhimento, mas é através da Secretaria de Saúde que é possível viabilizar mais médicos e melhores atendimentos”, explicaram.
O Secretário de Saúde explicou que entre as ações de melhorias na área, está o alinhamento dos programas de atenção básica junto com as diretrizes de trabalho, “mas em um primeiro momento vamos trabalhar com a inclusão da fibromialgia, vamos escutar as necessidades e demandas do grupo para a secretaria organizar a linha de trabalho”, comentou.
Conforme a cartilha do paciente, a fibromialgia é uma síndrome clínica que não possui causa definida e que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou articulações. Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar no corpo que não doa. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga, sono não reparador e outras alterações como problemas na memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormência, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos no corpo.
Com o objetivo de disseminar informações sobre a síndrome por meio de diversas atividades educativas e de conscientização, no ano de 2024, enquanto estava no legislativo, o vereador Mariano Teixeira (atualmente vice-prefeito) propôs o Projeto de Lei nº 5106/2024, instituindo a Política Municipal da Pessoa com Fibromialgia e o dia 12 de maio, como dia de conscientização, fazendo parte do calendário oficial.