Caminhão da GeoFolia: a preguiça temática desfila no Carnaval de Caçapava do Sul

Caçapava do Sul Destaque Divulgação Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

A preguiça gigante é um dos símbolos oficiais do Geoparque Caçapava, representando um ícone da rica história paleontológica da região. O primeiro fóssil dessa espécie foi descoberto no município, no local conhecido como Passo do Megatério, ainda na década de 1980, por pesquisadores da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 2016, outro fóssil foi encontrado, desta vez no Arroio Seival, reforçando a importância do território para estudos paleontológicos e destacando seu potencial científico e turístico, segundo informações da UNIPAMPA de Caçapava do Sul.

Com a criação dos geoprodutos — itens desenvolvidos, fabricados ou manufaturados em áreas de geoparques —, a preguiça gigante ganhou ainda mais destaque ao se tornar um selo oficial desses produtos. Essa iniciativa valoriza o patrimônio natural e cultural da região e promove o desenvolvimento sustentável e fortalece a identidade local, conectando o passado geológico ao presente por meio de produtos únicos e representativos.

Inspirada por toda essa representatividade e pelo desejo de celebrar essa conexão, nasceu o Caminhão da GeoFolia, um projeto temático que traz a preguiça gigante como uma das protagonistas do Carnaval de 2025 de Caçapava do Sul. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Inovação, Cultura e Turismo, do Geoparque Caçapava, da Universidade Federal do Pampa de Caçapava do Sul, do Rotary Club Maria Augusta, também da Secretaria de Obras e da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural. E de colaboradores como: Ana Márcia Marques, Rosa Ruschel, Vanes Santos, Simone Mota, Renata Miranda, além da talentosa artesã Joice Machado, de São Sepé, que teve um papel essencial na criação da preguiça temática.

O Caminhão da GeoFolia não apenas enriquece as festividades carnavalescas, mas também reforça o vínculo da comunidade com seu patrimônio histórico e natural, transformando a cultura local em uma experiência vibrante e educativa, celebrando de forma criativa e inovadora a história que nos conecta ao passado e inspira o futuro.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *