Festival Binacional de Enogastronomia foi aberto sobre a linha de fronteira que une Brasil e Uruguai
A abertura do 9º Fronteira – Festival Binacional de Enogastronomia aconteceu por volta das 9 horas da manhã, da quarta-feira, 06 de agosto. Um público de mais de 700 pessoas foi contabilizado, assim que os pavilhões foram abertos, por meio de um sistema de câmeras integradas com inteligência artificial, para controlar a entrada do evento, junto ao Centro de Visitantes do Parque Internacional.
Em sua fala de abertura, a curadora do festival, Jussara Dutra, ressaltou a dedicação de mais de 50 instituições envolvidas na organização dessa nona edição. Para ela, a abertura do evento concretiza a crença de que o enoturismo e a enogastronomia são vetores importantes para o desenvolvimento local. “Foi essa visão que motivou a criação do Fronte(i)ra em 2014”, afirmou.
Já o intendente de Rivera, Richard Sander, desejou que a população local e os turistas que visitam o evento possam desfrutar do melhor dos dois países. “De hoje, até sábado, que esse seja um lugar de encontros, que unem os dois lados da fronteira”, projetou ele, ao avaliar que os municípios de Sant’Ana do Livramento e Rivera são exemplos de integração e união para todo o Mercosul.
Representando a prefeita de Sant’Ana do Livramento, o secretário de Turismo do município, Matheus Borges Medina, felicitou a iniciativa das entidades realizadoras, Mesa Departamental de Turismo Destino Rivera e Sindilojas de Sant’Ana do Livramento, que com o apoio dos municípios e muitas outras entidades, tornaram possível a realização dessa edição. Em 2025, o Fronte(i)ra oferece mais de cem atrações gratuitas.
O 9º Fronte(i)ra acontecerá até o sábado, 09 de agosto. O evento tem apoio do Ministerio de Educación y Cultura (Uruguai) e o patrocínio do Banco de la República Oriental del Uruguay, do Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca (Uruguay), do Magalu, da Embratur, da Caixa, da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, e do Governo Federal do Brasil, através dos ministérios da Cultura, do Turismo, da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Eco-pila
No espaço Sustentabilidade no dia a dia, será possível aprender como trazer os conceitos de respeito ao planeta para o cotidiano e, ainda, economizar. O Departamento de Água e Esgoto (DAE), de Sant’Ana do Livramento, terá um ponto de troca em que materiais recicláveis valem “eco-pilas”, uma moeda específica do Fronte(i)ra, que pode ser usada na Praça de Alimentação.
Para obter um eco-pila, é preciso entregar um volume padronizado de material reciclável (papel, papelão, vidro ou alumínio, por exemplo). Cada eco-pila corresponde a R$ 10,00, que podem ser usados na praça de alimentação.
Sustentabilidade
Sustentabilidade foi o tema da primeira palestra do Festival. A educadora climática Júlia Caon Froeder conversou com mais de 600 alunos de escolas brasileiras e uruguaias sobra as mudanças climáticas.
Em sua abordagem, ela buscou contextualizar pela experiência individual dos jovens a variedade de espécies que habitam o planeta e o impacto que tem, sobre todas elas, as variações registradas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
“Busco abrir a possibilidade de serem visionários e esperançosos, ajudando os jovens a entender que é possível traçar planos em três níveis. Primeiro, uma adaptação que precisa ser feita agora e fazer das escolas, ambientes resilientes. Pensando num prazo de 25 anos, podemos falar em meios de mitigação da crise climática, com foco em questões como a agricultura de baixo carbono e uso de energia renovável. Para o longo prazo, o plano inclui a reflexão sobre o modo de vida”, detalhou.


