As filmagens de “Aba Larga”, novo longa-metragem de Emiliano Ruschel, estão em pleno andamento no Rio Grande do Sul, passando por Santa Maria, os distritos de Arroio Grande, Santa Flora e Boca do Monte, além de Porto Alegre, Itaara e Silveira Martins. A produção, que revisita a história dos patrulheiros da Brigada Militar conhecidos como Abas Largas, tem estreia prevista para 2026 e promete recolocar o western gaúcho no centro do cinema brasileiro.
Mais do que um filme de ação ambientado no pampa, Aba Larga é uma jornada entre mito, memória e fronteira moral. A narrativa acompanha o ex-capitão Júlio Tedesco (Ruschel), convocado a retornar à ativa para investigar o assassinato de um oficial, desencadeando uma trama de perseguições a cavalo, batalhas noturnas e dilemas éticos. O elenco reúne nomes consagrados como Werner Schunemann, Zé Vitor Castiel, Roberto Birindelli, Angela Dipp, Juliana Silveira, Jairo Mattos e Eduardo Estrela.
Com 25 diárias de filmagem, o longa envolve mais de 240 figurantes, dezenas de cavalos e apoio direto da Brigada Militar para garantir autenticidade nos uniformes e nos protocolos. A produção tem direção de fotografia marcada por contrastes — a imensidão dos campos do pampa e os rostos marcados pelo tempo — e cenas intensas como o cerco à Fazenda Dona Elvira, gravado com fogo real.
As gravações que iniciaram em setembro em Santa Maria encerram dia 14 de outubro na região central. De 14 à 17, o longa segue sendo gravado em Porto Alegre. Embora o longa ainda esteja na fase de produção, a curiosidade sobre ele é grande. O instagram do filme @abalargaofilme alcançou 822 mil visualizações nos últimos 30 dias.
O projeto, realizado pela Ruschel Studios foi contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo de 2024.
Um western dos pampas
Ambientado nos anos 1960, o filme revisita o imaginário dos patrulheiros que surgiram oficialmente em 1955, quando a Brigada Militar criou o Regimento de Polícia Rural Montada para combater o contrabando e o roubo de gado. O chapéu de aba larga, símbolo de bravura e distinção, transformou-se em ícone cultural — inspiração para programas de rádio, quadrinhos
ASSESSORIA DE IMPRENSA: REDE SINA / MELINA GUTERRES (MEL INQUIETA)
RELEASE DE DIVULGAÇÃO 01
de Getúlio Delphino e até um filme nos anos 1960. “São os nossos heróis, que cuidam da nossa segurança e da segurança das nossas famílias”, afirma Ruschel. O filme traz o gênero western para o sul do Brasil, substituindo o deserto do Arizona por campos secos, bolichos, mate e cavalarias, e resgatando a ambiguidade entre honra e violência institucional.
Biografia do diretor:
O cineasta Emiliano Ruschel, além de ator também é diretor e produtor de conteúdo nacional e internacional, realiza seu décimo longa-metragem na direção do filme “ABA LARGA”. Com direção e produção de Ruschel, seu filme “Maverick: Manhunt Brazil”, uma coprodução entre Estados Unidos e Brasil, falado 90% em Inglês rodado em Los Angeles, ganhou inúmeros prêmios, entre eles o de Melhor Filme Internacional, no Los Angeles Brazilian Film Festival. Atualmente o filme está na Amazon Prime em mais de 190 países incluindo US, Canadá, Inglaterra, Austrália, França, Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça entre outros.
O filme “Segredos” dirigido por Emiliano Ruschel, lançado dia 24 de outubro de 2024 nos cinemas de todo o Brasil, está atualmente disponível na Amazon Prime. O filme venceu o Prêmio de Melhor Filme no Marbella International Film Festival na Espanha, além de mais 15 prêmios entre eles, melhor filme, diretor, atriz e ator, protagonizado por Danni Suzuki e Emiliano Ruschel, conta ainda com um grande elenco, entre eles Monique Lafont e o ator inglês David Herman.
Lançado dia 29 de setembro de 2025 nos cinemas “Quarta-feira de Cinzas” que Emiliano Ruschel estrela ao lado de Kéfera Buchmann, Daniela Escobar, Juliano Laham e grande elenco. Em 2025 Emiliano Ruschel lançou o documentário “Monsenhor João Benvegnú” e vai lançar mais dois documentários até o final do ano, o documentário “Entre Linhas” gravado na cidade de Guaporé e o documentário “Teixeirinha o gaúcho coração de Passo Fundo” gravado em Passo Fundo e Porto Alegre.
Atualmente Emiliano Ruschel está gravando o filme “Aba Larga” até o dia 20 de outubro e a partir de 16 de novembro começa as gravações do filme “Não Volte para Casa”. Em 2026 a previsão de lançamento dos filmes “O Velho Fusca” gravado no Rio de Janeiro conta com Cléo Pires, Danton Mello, Tonico Pereira e grande elenco. Filme que é dirigido e produzido por Emiliano Ruschel além dos filmes “Não Volte para Casa” e o filme “Aba Larga” todos com direção de Emiliano Ruschel.
Ficha Técnica:
Direção: Emiliano Ruschel
Produtor Executivo: Beto Rodrigues e Ane Siderman
Roteiro: Pedro Zimmermann e Emiliano Ruschel
Argumento: Paulo Leônidas de Barros e Emiliano Ruschel
Elenco: Emiliano Ruschel (personagem Júlio Tedesco) , Werner Schunneman (Antunes Braga) , Roberto Birindelli (Tenente Monteiro), Angela Dippe (Dona Elvira), Juliana Silveira (Isabel), Zé Victor Castiel (comandante Montenegro), Eduardo Estrela (Otavio Lins) , Luis Franke (Lúcio) e Guilherme Comelli (Vírgilio) .
ASSESSORIA DE IMPRENSA: REDE SINA / MELINA GUTERRES (MEL INQUIETA)
RELEASE DE DIVULGAÇÃO 01
Diretor de Fotografia: Ricardo Rheingantz
Diretor de Arte: Adriana Nascimento Borba
Figurino: Coca Serpa
Maquiagem: Nancy Marignac
Técnico de Som: Juan Quintáns
Direção de Produção: Taty Behar
Assistência Executiva: Aline Nizzola e Paola Mallmann
Produção: Ruschel Studios
Foto Still: Breno Surreaux
Locações: Santa Maria, Arroio Grande, Santa Flora, Boca do Monte, Porto Alegre, Itaara e Silveira Martins.






