Com a troca da data da Sessão Legislativa de São Sepé de terça para quarta-feira, nesta semana, pude presenciar na Casa do Povo os debates dos edis sepeenses. Pra quem não sabe, atualmente na “Terra de Sepé Tiaraju” o embate político transcorre de forma diferente aos debates do “Portal do Pampa”. Em São Sepé a composição é, em sua maioria, da situação. Em Caçapava a maioria de oposição. Mas, nem por isso a coisa fica frouxa para o executivo sepeense. Na noite da quarta-feira vi o presidente da Casa, o vereador Paulo Nunes, pedir a cabeça do secretário de obras Flávio Ilha. O fato se deu após os pronunciamentos dos colegas que relataram problemas cíclicos nas estradas e o fato de o secretário dizer aos quatro ventos que não depende do emprego e mais: quem quiser que assuma o cargo! Essa posição do secretário tem desagradado os vereadores de oposição e também os de situação ao ponto de Paulo Nunes pedir a cabeça de Ilha ao sugerir um movimento dos colegas para pedir a saída do secretário.
REBU – Outro ponto que promete ser muito falado trata dos táxis ilegais. O que se sabe é que São Sepé não tem Uber; São Sepé tem REBU – o Uber invertido. O problema vem crescendo dia a dia. O descontentamento é grande por parte dos táxis legais, mas, segundo manifestação em plenário, deu a entender que há quem reclame com “rabo preso”.
SÓ AMANHÃ – Lauro Ouriques (PPS) relatou aos colegas que ao ser procurado por produtores do Corredor da Orfila foi falar com o prefeito. Como este não estava, falou com o vice, Keio Santos. Na hora Keio ligou para Flávio e solicitou prioridade no conserto da estrada e…nada. Ao final da tarde do mesmo dia, sem terem sido atendidos, os produtores ligaram novamente para Ouriques que voltou a falar com Keio e este com Flávio. A resposta foi que ia mandar a equipe no outro dia. Enquanto isso, tudo parado, não conseguem escoar a produção, disse Ouriques. Já Maria da Saúde (PP), sobre o assunto, disse que aprendeu que se não tem como cumprir, não prometa, se referindo à expectativa gerada e não atendida. Tavinho Gazen (PDT) disse que tem produtor tendo de fazer uma grande volta para poder sair com a produção e apontou o problema na estrada como falta de ações preventivas por parte do Executivo. Élcio Teixeira (MDB), parabenizou os colegas de situação que assumiram as críticas ao trabalho do Secretário Flávio Ilha.
MORMO – Eto Vargas (PP) falou em plenário sobre o prédio INSS que se encontra abandonado e se deteriorando, sobre a loja Obino que completou 35 anos na comunidade, e sobre sua visita ao Secretário de Agricultura, Covatti Filho que está focando na possibilidade de conseguir a retirada do exame de mormo, o que vem de encontro com a demanda dos gaúchos.
SEGURANÇA – Renato Rosso (PP) lembrou que a viagem a Porto Alegre foi muito produtiva e que foi solicitado ao Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, dez PMs, e a transferência de um Policial Civil que quer vir para São Sepé. Rosso fez um comparativo entre as ações realizadas na elucidação da morte de Mariele Franco com a morte da policial carioca Josiane Duarte, de 27 anos. Alguém conhece a história de Josiane, perguntou Rosso, que concluiu dizendo que 180 PMs foram mortos no RJ e nem por isso teve a mesma repercussão na grande mídia.
ABANDONO – Tavinho Gazen falou sobre a quantidade de imóveis não utilizados que poderiam ser usados pela comunidade. O INSS promoveu a retirada município do prédio para deixar a estrutura apodrecer. Além disso, há imóveis como o em frente ao Pamade, a creche da Lôndero, o prédio do Correio do Povo…
CORREIO DO POVO – Eto Vargas saiu em defesa do Executivo e afirmou que o Executivo fez proposta ao Correio do Povo, mas que o valor seria fora de mercado. Sobre a creche, Eto afirma que tem empresa interessada em dar sequência na obra da creche.
EMENDA – Gilvane Moreira (PP) comemorou a liberação de R$ 240mil através de emenda do deputado Federal Afonso Hamm para retroescavadeira. Moreira relacionou as diversas emendas destinadas pelo deputado à São Sepé e cobrou dos colegas empenho com seus deputados na busca de recursos via emendas impositivas.
MULHERES – Maria da Saúde (PP) falou sobre as atividades da Semana da Mulher onde teve oportunidade de relatar a comunidade sua trajetória na política e também ouvir demandas e angústias da comunidade. Destacou a bela iniciativa da Emater.
CASO DE MORTE – Élcio Teixeira (MDB), disse ao colega Janir que os taxistas querem solução e que a o problema dos carros frios “pode dar morte”. Rosso lembrou que tem gente que cobra mas faz errado. Élcio falou sobre a sentença do juiz sobre o valor de um medicamento solicitado por paciente de São Sepé que seria muito caro para apenas uma pessoa. “Agora a vida das pessoas tem preço” disse Tavinho.
ERS 149 – Janir Machado (PP), falou entusiasmado sobre a viagem a Porto Alegre e o quanto as audiências foram produtivas. Disse que foi ao DAER em busca de um redutor de velocidade no trevo de Formigueiro. Sobre a estrada que liga São Sepé a Vila Nova do Sul, Janir relatou a existência de muito buracos em plena safra. Disse que por insistência conseguiu que uma motoniveladora que estava na região fosse destinada àquela localidade para recuperação da via.
ENTOANDO – Zilca, falou sobre o projeto que institui o canto do hino nas escolas e as rodadas de conversas no interior, onde a companheira Niura abordou a aposentadoria rural e aumento de tempo. Parabenizou o presidente Paulinho pela forma de trabalho que reúne os vereadores com frequência.
SATISFEITO – O presidente Paulo Nunes, relatou sobre as atividades da Semana da Mulher e agradeceu aos apoiadores, que auxiliaram na organização dos jogos, Sessão Solene, palestra com mesa redonda composta pelas mulheres, futsal e a mateada que fechará às atividades. Parabenizou a comitiva dos colegas que foram a Porto Alegre buscar melhorar a comunidade. Lembrou que o trabalho realizado pelos vereadores da Casa supera os custos com ela. Sobre conversa com secretários foi muito produtiva e que o planejamento e a chave do sucesso lembrando que os serviços essenciais têm de ser bem feitos para o cidadão.
Enquanto isso em Caçapava do Sul: