O recadastramento biométrico iniciou no Cartório Eleitoral de Caçapava do Sul no dia 6 de março de 2017. De acordo com o chefe do Cartório, Fábio Macedo, dos 27 mil eleitores da cidade, até a tarde de terça-feira, 16 de janeiro, apenas 15.337 pessoas, já fizeram a biometria. “Faltam 11.663 eleitores e o prazo é de menos de 40 dias úteis, o que representaria um atendimento de cerca de 299 pessoas por dia”.
Macedo destaca que estavam sendo feitos em média 62 atendimentos por dia e na última semana já houve um aumento na procura, com aproximadamente 100 recadastramentos por dia. “Não haverá prorrogação de prazo e as pessoas que não fizerem o a biometria terão o título cancelado”, alerta Macedo.
Para quem vai procurar o Cartório Eleitoral nos próximos dias, a recomendação é que faça o agendamento via internet, no site do TRE-RS. “Nós fazemos o atendimento preferencial imediato para idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiência e quem faz o agendamento também tem preferência no atendimento, pois fica agendado o horário que a pessoa irá ao Cartório, com uma tolerância de 15min de atraso”, destaca. Macedo comenta ainda que foram feitas parcerias com vários órgãos públicos para realizar o agendamento via internet, agilizando o atendimento. Quem quiser agendar via internet e não sabe como fazer, basta procurar a Câmara de Vereadores.
No Cartório Eleitoral há quatro guichês para atendimento e o recadastramento leva em torno de cinco minutos. O eleitor não pode ter pendências com a Justiça Eleitoral, se houver, é necessário fazer a quitação para depois fazer o recadastramento. Durante o atendimento, são registradas as digitais, uma foto e a assinatura da pessoa. A previsão é que com a proximidade da data final da biometria, 14 de março, o movimento se intensifique.
O chefe do Cartório Eleitoral lembra ainda que quando foram feitos os recadastramentos de Santana da Boa Vista e Lavras do Sul, que houveram filas extensas, faltava atender 4 mil pessoas. “E em Caçapava faltam mais de 11 mil pessoas, então haverá filas longas na rua”.
Macedo alerta que os eleitores que não fizerem o recadastramento terão o título cancelado e não poderão votar nas próximas eleições. “O título eleitoral é um documento obrigatório, validador de outros documentos, como por exemplo, o CPF. A pessoa que não fizer a biometria poderá ter o CPF ou algum benefício social cancelado. Funcionários públicos que não realizarem a biometria não receberão seus vencimentos, estudantes não poderão fazer rematrícula e a população em geral, que não fizer o recadastramento não poderá abrir contas em bancos”.
Para fazer o recadastramento biométrico basta levar um documento de identidade original, como RG, CNH, passaporte, Certidão de Nascimento ou Casamento e um comprovante de residência. O Cartório Eleitoral fica na rua Silva Jardim, 609. O horário de atendimento do cartório eleitoral nos meses de janeiro e fevereiro é: de segunda a quinta-feira das 11h às 17h e nas sextas-feiras das 9h às 15h. A partir de março o horário passa a ser das 10h às 17h. O cartório não fecha ao meio dia.
Por Carol Petrin – MTE 17.708/RS