Cerca de 26 pessoas de Caçapava do Sul que aguardam por uma cirurgia de alta complexidade, envolvendo traumatologia, principalmente no quadril ou prótese, realizaram um encontro na Câmara com os vereadores Mariano Teixeira e Marquinhos Vivian.
Atualmente as cirurgias de traumatologia de alta complexidade são feitas em Santa Cruz do Sul e agendadas pela regulação do Estado, com encaminhamento da Secretaria de Saúde do Município. Das 26 pessoas que aguardam a cirurgia, 9 são do ano de 2016 e 15 são de 2017.
O objetivo do encontro segundo os pacientes e os vereadores, é que o médico responsável por essas cirurgias em Santa Cruz está propondo um mutirão no atendimento para diminuir a fila de espera, utilizando o Consórcio Intermunicipal de Saúde.
“ Como pelo SUS a espera está muito grande, o médico e os pacientes estão propondo um mutirão dessas cirurgias, utilizando o Consórcio de Saúde, onde valores são menores que um pagamento particular ”, disse Mariano Teixeira.
Durante a reunião ficou definido que os vereadores e os pacientes irão procurar o Prefeito para apresentar esta sugestão e debater o assunto. “ Entre os pacientes que participaram da reunião, o maior tempo de espera é dois anos, onde um dos primeiros da fila aguarda desde março de 2016. São nove pessoas oriundas de 2016 e 15 pessoas de 2017. Se esse mutirão der certo a fila vai diminuir consideravelmente”, destacou Marquinhos Vivian.