Escola Augusto Vitor Costa realiza Seminário de Criatividade Aplicada

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Destaque Educação Geral

Na última semana, a Escola Municipal Augusto Vitor Costa, no Durasnal, realizou o IX Seminário de Criatividade Aplicada, em que os educandos e educadores atuaram em um palco com vários cenários, que aguçaram a curiosidade dos presentes nos evento, pois os protagonistas interagiram com imaginação e criatividade, desempenhando seus papéis de “Interventores de seus mundos” e rompendo paradigmas de currículos tradicionais, possibilitando uma autogestão educacional e consequentemente maiores possibilidades para uma “Educação Criativa”.

O seminário aconteceu durante todo o dia e reuniu alunos, professores, colaboradores da escola, comunidade escolar e moradores da região.

O conceito de criatividade, ainda é pouco citado no que se refere a   metodologias ou intervenções educacionais, visto que, políticos, educadores, ainda não têm consciência da necessidade de orientar os métodos educativos numa perspectiva criativa.

Mesmo assim, a escola considera que devemos descobrir caminhos, que nos permitam arriscar em uma educação em que sejamos os autores na invenção de novos recursos capazes de romperem com a rigidez dos programas conteudistas, flexibilizando os temas a serem abordados na aprendizagem com situações reveladoras de potencialidades do aprender através de um currículo que propõe uma “Invenção de Mundos”. Currículo este de caminhar paralelamente ao currículo tradicional.

Este currículo emergente surge nos momentos em que o sujeito tem seu interesse de aprender, despertado pela intervenção do educador, que motiva de acordo com a proposta curricular a ser desenvolvida com a turma de educandos.

“Invenção de Mundos”, na qual o sujeito aprende, busca o conhecimento através da pesquisa, na qual todos, todos assumem o papel de autores do processo construtivo, com atividades criativas e com possibilidades de brincarem com personagens imaginários que efetivamente se transformam em aprendizagem real.

O aprender neste contexto envolve um conhecimento interdisciplinar, buscando coletivamente, mobilizar a atenção para todas as áreas do conhecimento, problematizando, para despertar a curiosidade, e assim surgir a necessidade de buscarem soluções que naturalmente vai envolvendo as demais áreas do aprender, sendo os educandos protagonistas e o educador o interventor nesta “Invenção de Mundos”. O currículo emergente surge com base na proposta curricular em vigência, seu diferencial está na autoconstrução.

O Projeto Criatividade Aplicada, é desenvolvido na escola Augusto Vitor Costa há nove anos em parceria com a UNIPAMPA, através da coordenação do professor Márcio Martins e o professor Roger Alves que atualmente estão realizando junto aos professores do pré e anos iniciais, curso de formação, no qual este grupo de pesquisa em Dispositivos Complexos de Aprendizagem – DICA – interagem entre a prática e a teoria.

Fonte: Direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *