A Secretaria de Educação se reuniu com o prefeito Giovani Amestoy na última semana para apresentar os projetos executados em 2018 e apresentar o planejamento de 2019.
Conforme divulgado pela imprensa, um dos primeiros projetos deste ano, de acordo com o Secretário Aristides Costa, é o início do ano letivo, que contará já com o funcionamento do primeiro projeto de escola de tempo integral, com ensino de educação voltado para o desenvolvimento integral dos alunos, além de práticas de microempreendedorismo, educação ambiental e agroindústria, na E.M.E.F. Patricio Dias Ferreira, projeto piloto no Pampa Gaúcho.
Outro ponto discutido foram as reformas nas EMEIS e Escolas de Ensino Fundamental, que tiveram início o ano passado, e estão em fase final, como por exemplo a adequação de todas elas com o PPCI, conforme exigência do corpo de Bombeiros, o que não havia antes e que, hoje, garante mais segurança aos alunos, além da adequação dos prédios educacionais. A valorização dos docentes, salário e correções de índices também foram pauta com Seduc.
Mais novidades devem surgir, com a possibilidade de uma nova creche (em estudos pela equipe técnica) e também com a entrega da Creche da Vila Henriques, cuja obra, que estava parada há quase 10 anos foi retomada e está em fase de acabamento. Reformas de E.M.E.F.s e aumento de salas de aula em E.M.E.I.s também foram pautas da reunião.