Descarte irregular de móveis e utensílios é detectado pela Prefeitura

Caçapava do Sul Destaque Geral Prefeitura de Caçapava do Sul

A Prefeitura de Caçapava do Sul, que administra o recolhimento do lixo doméstico, tendo um contrato com a Empresa Solução Ambiental, tem detectado diversos crimes ambientais no município, como descartes irregulares de móveis e utensílios eletrônicos em bairros, ruas e vilas, principalmente em terrenos baldios e áreas próximos à córregos e sangas.

O Secretário de Obras, Paulo Henriques, explica que o lixo não reciclável não pode ser descartado em via pública, “Quanto aos móveis e eletrodomésticos que são jogados nas ruas e estradas do município, pedimos que as pessoas entrem em contato com a Secretaria da Ação Social, pois geralmente existem famílias extremamente carentes cadastradas na pasta, que, com certeza, receberiam esse material como doação, antes de ficarem estragados pelas intempéries do tempo.

Sobre o lixo eletrônico, já encontramos uma alternativa, a prefeitura vem realizando campanhas no sentido de recolher e armazenar esse produto, que depois é enviado para Santa Maria. O cidadão pode entregar na Secretária de Obras, em vez de largar em via pública. Esse trabalho é de suma importância devido o prejuízo ao meio ambiente. O eletrônico é um lixo perigoso, pode conter chumbo, cobre, prata e níquel que são elementos extremamente perigosos para a saúde de todos e a natureza – ressalta Henriques.

“A falta de educação ambiental gera diversos problemas urbanos, desde a obstrução dos canais de esgoto das ruas, causando alagamento em dias de chuva, até poluição ambiental quando o lixo é jogado a céu aberto. Tem ainda o efeito paisagístico que mostra desleixo quando montes de entulhos se acumulam nas ruas e calçadas e também quando os cidadãos descartam nas ruas, terrenos baldios e beiras de estradas coisas que não querem mais”, frisa o Secretário.

Na semana passada, moradores do Promorar, conversaram com o Prefeito Giovani Amestoy, que foi até o local onde estava sendo descartados diversos lixos de residências de forma irregular.

“É triste que a própria população que mora no bairro faz o descarte, quando a gente vê, até avisa, mas ninguém respeita, disse a moradora Ivonir Dorneles, que informou que havia poucos dias da última limpeza feita pela Secretaria de Obras quando se deu início aos descartes irregulares de lixo no local.

Taina Lima Dorneles, que estava na casa de sua mãe, ao lado do lixo irregular, disse que o descarte irregular acaba atraindo aranhas, cobras e ratos às residências do entorno e pede, encarecidamente, que os moradores não descartem mais no local.

O que fazer e quem avisar sobre descarte de lixo:

O destino final do lixo orgânico e do lixo seco produzidos em Caçapava do Sul é a cidade de Santa Maria, com o recolhimento e descarte desse produto pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos – CRVR – Esse material deve estar devidamente embalado em sacos plásticos.

Restos de construção, eletrodomésticos, móveis e eletrônicos devem ter outro tratamento pelos seus responsáveis. É crime largar no meio ambiente esse tipo de material, dar destino correto ao descarte desde apetrechos, que vai de móveis, eletroeletrônicos, lâmpadas, bateria e resíduos de oficinas, é obrigação dos proprietários.

Mais informações sobre descartes e solicitação de recolhimento de lixo, podem ser obtidas pelo telefone (55) 3281-4766 ou 5879, na Secretaria de Obras.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *