A equipe de saneamento básico da Secretaria de Obras de Caçapava do Sul, tem desenvolvido um trabalho amplo, no sentido de desobstruir e consertar redes de esgoto cloacal e de redes pluviais do município.
No final de janeiro, a equipe realizou conserto na tubulação de esgoto na rua dos Lanceiros, Riachuelo, General Osório, Cipriano Guedes, General Neto e Bento Gonçalves; colocação de tubos nas ruas Alberto Severo, Castelo Branco e da Aviação.
No bairro São João, rua Pedro Osório, esquina com a rua Afonso Fabrício, foi consertada a tubulação, com limpeza e troca de tubos de 60 mm. Na rua José Galvão Saldanha, esquina com a rua Pedro Osório, reparo na tubulação e troca de tubos de 40 mm foram feitos. Rua Barão de Caçapava, esquina com Coronel Romão, conserto na rede de esgoto e reparos na tubulação da rede pluvial. No bairro Pinheiro, na rua Iracema Cidade, foi feito desobstrução na rede de esgoto.
Conforme o coordenador da equipe de saneamento básico, Cléber Martins, o que mais prejudica o funcionamento destas tubulações é o entupimento, o que ocorre na sua grande maioria, pelo descarte do lixo doméstico, refugo de peças de roupas e sapatos, sacolas plásticas, garrafas pets, lascas de madeiras e compensados, entre outros detritos, como até móveis velhos são encontrados.
“Geralmente o descarte é feito em locais indevidos, nos dias ou horários em que o caminhão não passa ou já passou, havendo o complemento das chuvas de verão, que ocorrem quase que diariamente, levando tudo isso para as bocas de lobo, que ficam cheias de lixo e por via de consequência deixando as tubulações entupidas. Pedimos à população que nos ajudem nesse processo, não descartando esses resíduos em locais e horários impróprios”, salienta Martins.