Nos dias 16 e 17 de novembro Caçapava do Sul contou com a ilustre presença do educador português José Pacheco, idealizador da Escola do Ponte de Portugal, uma das maiores referências do campo da educação escolar no mundo. A promoção desse evento nasceu da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Federal do Pampa que organizaram e viabilizaram a realização desse projeto.
O professor Pacheco está acompanhando pessoalmente diversos projetos educacionais em Caçapava do Sul por meio do processo formativo Escolas em Transição, que busca promover a transição de uma educação centrada no ensino e no conteúdo, para um modelo focado na aprendizagem, com ênfase na pesquisa e na autonomia dos estudantes.
Em sua vinda, o educador visitou as Escolas: Wantuil Miranda (APAE), Eliana Bassi de Melo, Dona Maria José da Rosa e São João Batista, onde desenvolveu atividades com educadores, alunos e representantes da comunidade local.
O professor deixou claro que seguirá orientando os projetos de Caçapava do Sul com a expectativa de incluir a cidade na rota do turismo educacional, em grande ascensão no país. Também revelou que pretende voltar em breve à cidade para mais um ciclo de formações e visitas.