A Policia Civil, através da Decrab/Bagé, deflagra neste momento a operação denominada “Três Fazendas”. O trabalho é fruto de investigação de abigeato e estão sendo cumpridas ordens judiciais nos municípios de Candiota, Pinheiro Machado, Pedras Altas, São Lourenço do Sul e Cristal.
Dois investigados de abigeato foram presos, um no município de Candiota é outro em São Lourenço do Sul.
Em Cristal a DECRAB/Camaquã já encontrou 5 vacas que haviam sido furtadas de Pinheiro Machado, os animais pertencem a duas vítimas.
Até o momento foram apreendidos 86 animais bovinos, 10 bubalinos e 10 ovinos, isto por procedência duvidosa.
A DECRAB/Bagé investiga desde o segundo semestre de 2019, possível quadrilha responsável pelo furto de vários animais bovinos e ovinos nos municípios de Pinheiro Machado, Pedras Altas, Cristal, São Lourenço do Sul e Candiota.
Um dos suspeitos de integrar o bando, enquanto realizava o furto abigeato, na forma de carneada, de 7 ovinos, no municpio de Pinheiro Machado, chegou a perder uma fotografia sua no local do crime, fato que fortaleceu as investigações .
Conforme o Inquérito Policial instaurado para apurar as ações da quadrilha, o bando atuava tanto no furto abigeato na modalidade de carneada, como de gado em pé. Os animais seriam carregados inicialmente para prioridade rurais, sendo elas localizadas nos municipios de Cristal, Pedras Altas Candiota. Os animais ficavam nestas propriedades por alguns dias e posteriormente eram abatidos. A Operação leva o nome de Três Fazendas, em razão das três propriedade rurais suspeitas de receberem os animais furtados.
Em razão dos fatos, o Delegado André de Matos Mendes, titular da Decrab/ Bagé, representou junto ao Poder Judiciário da Comarca de Pinheiro Machado por 8 mandados se busca e apreensão, sendo um município Cristal, uma no município de São Lourenço do Sul, um no município de Pinheiro Machado, um no município de Pedras Altas e quatro no município de Candiota, o pedido foi atendio pelo Poder Judiciário da referida comarca e estão sendo cumpridos na data de hoje, 28/02/2020.
Além dos animais também foram apreendidas 04 armas de fogo, grande quantidade de munições e insumos para munições. Em um dos locais os ficais agropecuários encontram vacinas de uso obrigatório, que deveriam ter sido utilizadas em maio e novembro de 2019, e que não foram utilizadas pelo investigado, caracterizando infração administrativa.
Diante de várias irregularidades encontradas em uma das propriedades rurais alvo das buscas, no interior do município de Pedras Altas, a propriedade teve suas atividades suspensas, ficando vedado ao investigado colocar ou retirar animais do local.
No município de Cristal, policiais da DECRAB/Camaquã, apesar de já terem localizado 5 animais furtados, ainda estão realizando buscas em um propriedade rural do interior do município. A área é grande e de difícil acesso, o trabalho deve se estender durante a tarde.
Apoiam a DECRAB/Bagé na operação: a Secretaria Estadual de Agricultura, DECRAB/Camaquã, Delegacia de Polícia de São Lourenço do Sul, Equipe de reforço da Operação Fronteira da Polícia Civil, DRACO/Bagé, DEAM/Bagé, Delegacia de Polícia de Pinheiro Machado, 1° e 2° Delegacia de Polícia de Bagé e a 9° Delegacia Regional de Polícia de Bagé, totalizando 40 policiais civis e 6 fiscais agropecuários da Secretária de Agricultura envolvidos na ação.