A Equipe de Combate a Pandemia do Coronavírus, (Covid-19) informou nesta sexta-feira (10), Sexta-Feira Santa que dá início ao Feriado de Páscoa, que Caçapava do Sul tem mais um caso suspeito de paciente infectado com o Coronavírus.
Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 35 anos, que apresentou sintomas e está internada, em isolamento, no Hospital Dr. Victor Lang. Com mais esta paciente, o Município passa a ter dois casos suspeitos e isolados.
De acordo com Sandra Bairros, Epidemiologista do município, a amostra foi coletada e enviada ao Lacen, laboratório responsável pelos exames que fica em de Porto Alegre, na manhã desta sexta (10) e que o resultado leva em torno de 4 dias. A família da paciente está sendo monitorada pelo comitê e não apresenta sintomas.
Nos últimos 20 dias, Caçapava somou 4 casos suspeitos (sendo 2 já descartados com exames negativos) e dois aguardando resultado. O Município já teve, também, 30 pessoas em situação de isolamento (retornando de viagem) e atualmente conta com 10 somente.
A Prefeitura informa que diversas medidas estão sendo tomadas para o combate, mas frisa ainda que a forma mais eficaz de controle do vírus é o isolamento residencial. Somente nesta semana foram feitas mais uma desinfecção dos principais locais de trânsito de pedestres e veículos na cidade; entrega de 200 máscaras caseiras solidárias; desde o primeiro decreto foi feita a entrega de mais de 400 cestas básicas às famílias que necessitam via assistência social; novo Decreto Municipal normatizando o Estadual no último dia 06 válido até dia 15; mais de 5 mil doses de vacinas aplicadas no grupo de risco; além da barreira sanitária de controle de entrada e saída de pessoas e veículos no município que teve início ontem (09) e segue até domingo (12) com auxílio da BM, Polícia Civil, Bombeiros e, mesmo assim, tem registrado grande fluxo de pessoas e sem máscaras nas ruas.
Lembre-se:
A Prefeitura ressalta a importância do isolamento social e pede que as pessoas fiquem em casa! Se necessário sair para compras de alimentos, produtos de higiene e saúde, sair somente um integrante da família. Pessoas com 60 anos ou mais devem se resguardar em casa e sair somente em caso de extrema urgência.
RS e a pandemia
O Estado do Rio Grande do Sul conta com 636 casos, sendo computados 77 municípios e registrados 14 mortes confirmadas por coronavirus. Na região, Bagé tem 27 casos confirmados, Santa Maria 8, Pelotas 5, Cachoeira do Sul 2, de acordo com o último Boletim Epidemiológico do Estado, atualizado quinta-feira, dia 09, às 18h.