A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, informa que as vacinas da Campanha Federal de Vacinação estão chegando fracionadas no Município, o que tem causado filas e transtornos na distribuição.
A vacinação começou dia 23 de março, quando o Governo Federal enviou à Caçapava 2.200 unidades. Dia 27 de março, sexta, foram enviadas ao município mais 1.000 doses, que também encerraram no mesmo dia. Nesta quarta (1º de Abril) começaram a ser aplicadas 1.700 doses nas pessoas do Grupo de risco (idosos e profissionais da saúde) em 6 ESFs e na Policlínica, porém, devido ao número de pessoas (o que ocasionou aglomeração) a Secretaria de Saúde dividiu em dois dias a aplicação das doses e hoje (02) está finalizando a aplicação destas doses.
A secretária-adjunta de saúde, Aline Medeiros, informou que na próxima semana deve chegar uma nova remessa das doses que deve contemplar todos do grupo de risco, data que será divulgada pelas agentes de saúde, postos e imprensa municipal, completou.
Grupos e datas da vacinação
O segundo grupo a ser vacinado será a partir de 16 de abril, e é formado por professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Já na terceira fase, que começa no dia 9 de maio serão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Em Caçapava do Sul, os ESFs estão atendendo das 8h até as 11h 30min e das 13 às 17 horas já na Policlínica estará aplicando a vacina das 7h 30min até às 16h.
A Secretaria informou ainda que os acamados receberão a equipe da saúde em casa para a vacina e que almeja fazer um drive-thru (onde as pessoas do grupo a ser vacinado poderão ser vacinadas dentro de seus carros num ponto estratégico em frente à Policlínica), mas que a ação será divulgada na imprensa municipal.