Na tarde deste sábado, dia 02, o Diretor de Operações da Corsan, André Finamor, o Gerente local da Companhia, Ary Figueiredo e o Secretário Chefe da Casa Civil do Governo Gaúcho, Otomar Vivian, estiveram na barragem da Fonte do Mato, que abastece a comunidade de Caçapava do Sul, para anunciar um investimento de R$ 1 milhão para desassoreamento e limpeza geral da barragem, além de duplicar sua capacidade e aprofundar mais de 3 m. A obra será feita também na barragem do Salso, que também abastece a cidade.
Participaram também do encontro, o Diretor da Empresa DCON Construções, Engenheiro Diego Conte, que será o responsável pelas obras que iniciam na segunda-feira, dia 04, com três retroescavadeiras hidráulicas, trator de esteira e cinco caminhões. Após terminar na barragem da Fonte do Mato, o serviço seguirá na barragem do salso.
Segundo o Diretor da Corsan, o serviço visa melhorar as condições de abastecimento de água na cidade, onde esta limpeza e aprofundamento em quase três metros vai duplicar a capacidade da barragem e garantir o abastecimento de água para a população por muitas décadas.
Enquanto a obra estiver em execução, a captação de água será feita somente pela barragem do Salso. Como o nível da barragem está 1,25 metros abaixo do normal, o gerente local da Corsan, Ary Figueiredo destaca a importância da comunidade economizar água.
” A Corsan vai aproveitar que a barragem da Fonte do Mato está praticamente sem água para fazer esta grande obra, que vai duplicar, ou talvez triplicar a sua capacidade. Em virtude da estiagem que castiga o município há mais de seis meses, a capitação da água já estava sendo feita somente na barragem do salso, com isso, para manter o abastecimento normal na cidade será importado água bruta de outros locais para garantir os 5 mil m³ de água que a comunidade consome diariamente. São medidas emergenciais em virtude da seca e vamos aproveitar para fazer esta grande obra na barragem principal”, disse Finamor
” Vamos aproveitar e reforçar o pedido a comunidade para economizar água, porque a cada semana sem chuva a situação fica mais difícil, mesmo com a importação de água e a garantia de abastecimento da barragem do salso, que apesar de estar em nível baixo está sempre com água em virtude do arroio que é muito forte. Vamos economizar”, disse Ary.
” Eu não estou lembrado da última estiagem que chegou perto desta, e também nunca vi a barragem da Fonte do Mato com nível tão baixo de água, quase seca, ainda bem que existe outra capitação para garantir o abastecimento. Mas vamos aproveitar a estiagem e realizar uma obra que vai duplicar a sua capacidade”, disse Otomar Vivian.
No final da reunião, o Chefe da Casa Civil visitou as obras de construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto de Caçapava do Sul, que está sendo executada pela Corsan e deve captar e tratar cerca de 40% do esgoto da cidade. O investimento neste projeto é de R$ 7 milhões.
O que diz a Corsan sobre a oscilação no abastecimento de água neste sábado:
A forte estiagem que atinge o Rio Grande do Sul está baixando os níveis dos mananciais que servem de fonte para o abastecimento público. O município de Caçapava do Sul é abastecido com água captada das barragens Fonte do Mato e Salso, onde os níveis vem diminuindo rapidamente nos últimos dias, mas medidas estão sendo tomadas para manter o abastecimento de água, inclusive com importação de água para manter o sistema dentro da normalidade.
Na quinta-feira (30/04), houve o rompimento de rede adutora. Na sexta-feira houve novo rompimento da adutora, prejudicando assim o abastecimento em toda a cidade, mas estamos trabalhando para regularizar o mais rápido possível. Nos próximos dias, em decorrência de ajustes operacionais em virtude das obras de melhoramento na barragem da Fonte do Mato, poderão ocorrer oscilações no abastecimento de água, já que toda a captação está agora na barragem do salso.
A Corsan está monitorando a situação e realizando ações para minimizar o problema da estiagem, como a importação de água bruta e tratada, a limpeza e desassoreamento da barragem Fonte do Mato, o qual tem objetivo de dobrar a capacidade da mesma nos próximos dias. Ao fazer a sua parte para garantir o abastecimento em Caçapava do Sul, a Companhia solicita que a comunidade local colabore, evitando desperdícios. A água é essencial para todos, especialmente no atual momento de pandemia. Cada pessoa deve fazer a sua parte, usando a água para o mais importante: higienização das mãos e das casas.
A Corsan vem alertando de forma incisiva para a situação de estiagem e pede que a população se conscientize de que a água é uma responsabilidade coletiva. Durante a estiagem, é fundamental tomar atitudes como:
– Não lavar o carro;
– Usar somente a vassoura para limpar a calçada e o quintal;
– Não fazer uso de grandes volumes, como o de piscinas plásticas;
– Utilizar regador para molhar as plantas nos horários de menor incidência de sol;
– Regular as válvulas de descarga;
– Ficar de olho em vazamentos e torneiras pingando;
– Colocar o máximo de roupas na máquina a cada lavagem.