A E.M.E.F. Patrício Dias Ferreira que no ano de 2019 passou a ser Escola de Tempo Integral atendendo alunos da Pré-Escola ao 9º Ano do Ensino Fundamental, oportunizando um aperfeiçoamento para cerca de 200 (duzentos) alunos matriculados na Instituição.
A Matriz Curricular oferta as disciplinas básicas, e também as complementares como: Agroindústria, Técnicas Agrícolas, Técnicas Artesanais, Técnicas Esportivas e Orientação de Estudos em que o aluno tem a oportunidade de ter o apoio pedagógico de um docente que busca através de diferentes metodologias minimizarem as dificuldades encontradas nas disciplinas básicas. Para a realização da mudança, o Executivo Municipal através da Secretaria de Munícipio da Educação (SEDUC) investiu em reformas, compra de materiais, além do aumento significativo do quadro de recursos humanos, pois as disciplinas complementares são ministradas por docentes efetivos do quadro do município.
A Escola foi escolhida por apresentar o maior índice de distorção idade/ano, esse índice é medido e apresentado pelo INEP para todas as escolas do Brasil. No ano de implantação da Escola de Tempo Integral, o índice nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental era de 22,4 %, já nos anos Finais do Ensino Fundamental era 62,7 %, sendo a escola da rede municipal com maior índice de distorção idade/ano. Com a nova proposta pedagógica criada em parceria da SEDUC e Equipe da Escola, esse índice regrediu em apenas um ano de implantação, conforme índices divulgado pelo INEP.
De acordo com o divulgado, nos anos inicias do ensino fundamental houve uma redução de 23,07% na distorção e nos anos finais esse índice chegou a ser reduzido em 12,57%, com esses resultados a escola não figura como sendo com pior índice de distorção idade/ano. Segundo o Secretário da Educação, professor Aristides Costa, desde que assumiu a Secretaria juntamente com o Prefeito Municipal tinham como meta a implantação de uma Escola de Tempo Integral na rede.