Caçapava chega ao maior nº de leitos ocupados pela Covid desde o início da pandemia

Caçapava do Sul Coronavírus Destaque Geral Saúde

Aumento de casos de Covid-19 e internações: Caçapava deverá ter medidas mais restritivas e proibição de aglomeração em locais públicos

Por William Brasil

Após o governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciar a suspensão geral de atividades entre 20h e 5h, todos os dias, após o aumento de casos e falta de leitos, colocando ao menos 11 regiões em Bandeira Preta (mais da metade das regiões do Estado) e retornando a 27ª Região, a qual pertence Caçapava do Sul, para a Bandeira Vermelha, ocorreram nesta segunda (22) diversas reuniões no Executivo sobre o novo Decreto de Covid-19 no município caçapavano.

O prefeito Giovani Amestoy se reuniu com a Secretária Inês Salles, Sandra Bairros (coordenadora da epidemiologia), Florenço Mônego (Presidente do Hospital Dr. Victor Lang), Luciano Pavanatto (Procurador Geral), Cássia Freitas (Secretária Geral), além de enfermeira representante do Comitê de Combate e a Imprensa Municipal, para discutir as novas medidas do Decreto Municipal, uma vez que Caçapava registrou nesta segunda-feira, dia 22, o maior número de casos de ativos registrados num único dia, e que, somente nesta segunda, o Hospital registrou nesta manhã o maior número de leitos ocupados simultaneamente, 7, dos 9, e que destes, 2 pacientes, dentre eles, um de menos de 30 anos (e sem comorbidades) precisou ser transferido para a UTI.

De acordo com o que foi discutido entre Prefeito, equipe de profissionais da Secretaria de Saúde, representante do Comitê e direção do Hospital Dr. Victor Lang, desde o fim de semana a procura por atendimento com suspeita de Covid-19 em Caçapava do Sul subiu exponencialmente, além do aumento de casos ativos em mais de 50 casos novos desde o último boletim e com a ocupação dos leitos, será preciso uma medida mais restritiva das atividades para conter o avanço do vírus, que em sua maioria é detectado e positivado nos exames após junções de fins de semana e em grupo de familiares e amigos.

A Prefeitura, além de buscar o aumento do número de leitos para Covid-19 no Hospital Dr. Victor Lang, informou que pedirá auxílio do Exército e Brigada Militar para conter as junções nas ruas e praças, além de festas e eventos clandestinos.

O novo decreto, que valerá a partir desta segunda-feira, e deverá ser anunciado na Live das 20h30min desta segunda-feira (transmitida pelo Face da Prefeitura) ainda terá restrição de pedestres em vias públicas consumindo bebidas e similares e medidas restritivas de horários, a fim de que se evite aglomerações em postos, bares e distribuidoras.

Por fim, a Secretaria de Saúde reforça que, mesmo com início da Vacinação, é necessário manter as medidas de distanciamento, evitar aglomerações ou compartilhamento de objetos pessoais (mate, copos, entre outros), para que haja redução dos casos ativos, uma vez que o sistema de saúde está colapsando em todo o Estado. Reforça ainda para que pessoas com suspeitas de Covid-19 procurem o Centro de Triagem para Covid 19 (Capela) e que evitem procurar o pronto atendimento para consultas corriqueiras, uma vez que, por se tratar de local público de saúde é considerado de alto risco de transmissão.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *