Os servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeira do Sul, o Secretário da pasta, Geraldo Reck Fogliarini, o médico veterinário Pedro Schlabitz e a coordenadora de Educação Ambiental, Talita Silva, se reuniram com o Prefeito Giovani Amestoy, o chefe da Vigilância Sanitária de Caçapava do Sul, Luiz Ilha e a Secretária adjunta de Saúde, Aline Medeiros, para buscarem informações no município sobre as ações voltadas à causa animal, que tem ganhado destaque regional em parceria com a ONG Caçapavana Clube do Cão.
De acordo com o Secretário de Cachoeira, o município vizinho construiu em 2014 um espaço de acolhimento dos animais abandonados em situação de rua para tratamento e eles querem transformar o local, que tem mais de 200 animais, num Centro de Bem Estar Animal, com campanhas mensais de castração e estão em busca de recursos para adquirirem também um castramóvel, semelhante aos projetos que já são desenvolvidos em Caçapava e que tornaram-se referência regional.
O médico-veterinário parabenizou ainda o município pelos mutirões de castrações que ocorrem, comparando a necessidade de avanço dessas políticas no município vizinho, lembrando que Cachoeira castra em média 15 animais mês, enquanto Caçapava Castra 50 animais mês. “Queremos conhecer a realidade e montar um projeto igual ao de Caçapava, pois vimos que trata-se de políticas públicas de saúde avançadas em nossa região. Também conseguimos recursos de R$100 mil reais com o Deputado Gabriel Souza e queremos reforçar parcerias com as ONGs para copiar o exemplo de que é feito aqui”, conclui o secretário de Cachoeira.