O foco nas questões de saúde pública como sanitização, criação de tenda específica para triagem de pessoas suspeitas de Covid, testagem em massa (pois neste período foram realizados quase 20 mil testes de covid-19) e principalmente, um cronograma de vacinação elaborado a fim de obter o máximo de eficiência na aplicação das doses, tanto nos postos de saúde quanto nos Drive Thrus oportunizados, foram considerados fundamentais para chegarmos ao fim de julho com uma queda representativa nos números de pacientes ativos com a doença. Afinal, em pouco mais de 30 dias o número de ativos caíram de 564 (em 17/06) para 181 (em 27/07).
Aliado a isso, o número de pessoas que tem procurado a Tenda Covid, tem sido cada vez menor, o que também é reflexo das ações praticadas em Caçapava do Sul. Somente nos últimos 30 dias houve redução de mais de 800 atendimentos médicos na tenda (1810 em junho contra 677 em julho). Se comparado com março, os números são ainda maiores, pois foram 1845 os atendimentos médicos mais 416 consultas de enfermagem naquele mês.
Por sua vez, o setor de Epidemiologia, que chegou a receber mais de 50 testes positivos por dia, nesta última semana registrou de um a dois casos positivos diariamente.
O intenso trabalho realizado pela Administração Municipal de Caçapava do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica e ainda do Comitê Municipal de Covid 19, desde o início da Pandemia de Covid-19, tem sido presenciado pela comunidade nas diversas ações propostas pelo município, no intuito de reduzir o impacto tanto na saúde quanto na economia dos caçapavanos.
Desde o ano passado, Caçapava do Sul tomou medidas sanitárias restritivas que, por vezes foram questionadas, porém foram fundamentais para que os danos causados pelo vírus altamente contagiante, não fossem ainda maior.
Por Luís Carlos Machado