Conforme o parlamentar, esta seria uma forma de homenagear o tradicionalista Zeno Dias Chaves pelos relevantes trabalhos prestados a cultura de Caçapava do Sul e no Estado
O presidente da Câmara, vereador Paulo Pereira (PDT), apresentou na última semana, um Projeto de Lei que denomina de Espaço Cultural Zeno Dias Chaves o prédio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULTUR).
Conforme o parlamentar, esta seria uma forma de homenagear o tradicionalista Zeno Dias Chaves pelos relevantes trabalhos prestados a cultura de Caçapava do Sul e no Estado.
“O Seu Zeno como era conhecido, realizou diversos trabalhos voluntários de suma importância para a história gaúcha e do município, sua trajetória e colaboração vai ficar para sempre marcada no meio tradicionalista onde sua participação foi de suma importância para a tradição gaúcha”, disse o vereador Paulo Pereira.
Zeno Dias Chaves, foi vereador, secretário de Município, diretor do Centro Municipal de Cultura, membro da Associação Rural e da Coopam, diretor regional da ABCCC e fundador do núcleo local.
Na área tradicionalista, foi fundador de vários CTGs do município e de departamentos tradicionalistas e estudantis em Caçapava e na região. Foi patrão, coordenador regional, conselheiro e presidente do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) e da Fundação Cultural Gaúcha, fundador, primeiro vice-presidente e patrono da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, e um dos fundadores da Confederação Internacional da Tradição, tendo participado da maioria dos congressos de tradição gaúcha a nível estadual, nacional e internacional.
Também foi patrono da 10ª Feira do Livro de Caçapava do Sul. Teve dois livros editados. Ministrou cursos sobre História e Tradição para alunos das escolas públicas e fez inúmeras palestras. Gravou seriados e documentários para emissoras de televisão sempre falando sobre a história do Rio Grande do Sul e seus costumes.
O tradicionalista Zeno Dias Chaves faleceu no dia 10 de julho de 2019, aos 91 anos de idade.