O Projeto de Lei da vereadora Patricia Santos de Castro (PL), que denomina de Professora Margarida Moreno a pista de patinação ao ar livre do Parque da Fonte do Mato, foi aprovado por unanimidade, na última sessão, realizada na terça-feira, dia 21 de dezembro.
Conforme a vereadora Patricia, esta é uma forma de homenagear a professora Margarida Moreno, que muito contribuiu para a formação de patinadores, e também prestou um grande trabalho cultural através da organização de shows de patinação em nosso município.
“Comecei a patinar em torno dos meus nove anos. Com onze anos, ganhei meus primeiros patins usados que vieram com o nome de Jianny. Eu não morava em Caçapava, mas vinha passar minhas férias aqui. Foi uma alegria muito grande esses patins, porém eu só andava nas calçadas, pois não tinha pista de patinação onde eu morava, e no fundo, era uma tristeza muito grande não morar em Caçapava para patinar com a famosa Margarida Moreno. Hoje em dia, faço parte de um grupo de patinação que é o Sonhos Sobre Rodas. Tenho muito orgulho da minha filha Manuela, que desde os cinco anos de idade faz parte desse grupo e também minhas enteadas, Raíssa e Isabela. Nada mais justo que homenagear essa professora que tornou o nosso sonho em realidade e sua filha Jianny por proporcionar essa experiência de patinarmos juntas. É um esporte, mas nos tornamos uma família, uma família grande que sonha sobre rodas”, disse a vereadora Patricia.
Natural de Santa Maria, Margarida Moreno Conceição Margarida lsaia Moreno nasceu em 08/12/1939; formada em Ballet Clássico, Piano e Educação Musical pela faculdade Palestrina do RS e Pós-graduada em Folclore. Casada com Miguel Ángel Moreno, tendo como filhos Juan Cano e Jianny. Veio com a família residir em Caçapava, no ano de 1967, onde realizou sua trajetória profissional. Iniciando como professora estadual.
Como era patinadora nas calçadas de Santa Maria, aliou o conhecimento artístico, fundando em 1974 o Grupo de Patinação de Caçapava do Sul, onde uma centena de jovens teve o ensinamento da arte de patinar, aliada à boa: música, história e aspectos culturais e artísticos de infinitos lugares do mundo através da dança sobre rodas. Tudo isso resultou em muitos anos de espetáculos memoráveis que elevaram e levaram o nome de nossa cidade por muitos lugares do nosso estado; inclusive com o primeiro título de campeões estaduais à dupla de patinadores Jianny e Juan Carlo.
Posteriormente fundou a escola de piano com audições de final de ano dignas de grandes teatros. Da mesma forma, como professora que foi nas escolas Dinarte Ribeiro, Januária Leal e EENSA, serviu de exemplo e influência para muitos de seus alunos que descobriram nos instrumentos musicais a arte de expressar-se através da música e inclusive a possibilidade de ingresso em instituições como profissionais da área, além de deixar sua marca como coreógrafa para muitos números de danças nas escolas e eventos e musicar seus hinos.
Seu legado perdura até hoje com a lembrança de quem aprendeu os hinos, cantou suas músicas ao som dos teclados, dançou em apresentações das festas das escolas e também de quem atualmente patina na Escola Sonhos Sobre Rodas com os ensinamentos de sua filha Jianny Moreno.A professora Margarida Moreno faleceu no dia 09 de junho de 2001, aos 61 anos de idade.