A arrecadação total das receitas federais no mês de agosto alcançou 172,3 bilhões de reais. O valor representa um acréscimo real de 8,21% – já subtraída a inflação calculada pelo IPCA – quando comparado a Agosto de 2021.
No período entre Janeiro e Agosto, a arrecadação do ano de 2022 já soma 1,4 trilhão de reais, registrando um crescimento real de 10,17% na comparação com os oito primeiros meses do ano passado.
Este é o melhor desempenho arrecadatório registrado desde o ano 2000, tanto na comparação dos meses de agosto dos últimos 22 anos como também na comparação dos oito primeiros meses de cada ano desde a virada do século.
Rio Grande do Sul
A arrecadação da 10ª Região Fiscal totalizou 7,3 bilhões de reais em agosto: um crescimento real de 6,7% na comparação com o mesmo mês em 2021.
O nosso estado respondeu por 4,44% do total de receitas do Brasil neste mês.
88% dos gaúchos já transmitiram a declaração do ITR
Em todo o estado, foram recebidas até agora 587 mil declarações. A expectativa da Receita Federal é que cerca de 653 mil propriedades de produtores gaúchos sejam declaradas até o encerramento do prazo.
Já no Brasil todo, são esperadas 5,9 milhões de declarações. Até o momento, foram entregues cerca de 5,3 milhões.
O prazo para entrega da declaração do ITR acaba às 23:59 desta sexta, dia 30 de Setembro. Pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras a qualquer título do imóvel rural estão obrigadas a apresentar a DITR através do programa disponível no site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal).