Na terça-feira (28), Luis Fernando Torres (Boca – PT) participou de três importantes reuniões na Capital Federal onde debateu sobre a Farmácia Básica, Agentes de Combate à Endemias e Programa Mais Médicos.
A primeira reunião do vereador caçapavano se deu pela manhã na Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (SECTICS). Torres foi recebido pelo Assessor da SECTICS Nizar Raad e pelo Coordenador da Assistência Farmacêutica Básica Rafael Poloni. Na ocasião, Boca solicitou o aumento de recursos para a Farmácia Básica de Caçapava do Sul justificando a carência de medicamentos para tratamentos básicos da comunidade. Poloni citou que os recursos para efetiva implementação das Farmácia Básicas são de ampla responsabilidade entre o Governo Federal, Estadual e Municipal. Assim, para haver uma melhor avaliação, e também, uma possível alteração no valor de repasse é importante que o histórico atual da Farmácia Básica de Caçapava do Sul seja apresentado demonstrando as contrapartidas das outras esferas (estadual e municipal). É possível também ver uma repactuação com o Governo Estadual afim de melhorar o recurso da Farmácia. No âmbito federal o aporte financeiro é repassado em função do número de habitantes de cada município, além do envio de insulinas e anticoncepcionais.
Dando seguimento a agenda do dia, na primeira hora da tarde Torres se dirigiu a Secretaria da Vigilância em Saúde e Ambiente sobre os Agentes de Endemias. Lá reuniu-se com técnicos para conversar sobre os Agentes de Combate à Endemias de Caçapava do Sul que estão recebendo remuneração menor que o previsto na lei devido ao não pagamento do complemento do piso da classe. Boca solicitou maior repasse aos agentes do município e foi informado de que um estudo será realizado para ver as possibilidades. Os técnicos também disseram que irão realizar contato com a Secretária de Saúde de Caçapava do Sul para atualização dos dados.
No último compromisso do dia, terça-feira (28), Luis Fernando reuniu-se na Secretaria de Atenção Primária à Saúde – SAPS para solicitar o preenchimento de médicos no município mediante a reorganização do Programa Mais Médicos. Atualmente Caçapava do Sul tem vaga para três profissionais, porém, uma delas ainda está em aberto devido à dificuldade destes profissionais em vir trabalhar no interior. Os técnicos do SAPS explicaram que a colocação do vereador é muitíssimo pertinente e que logo outros editais serão abertos para realocação de médicos.