Nesta segunda-feira, Patricia Castro (PL) e Jussarete Vargas (PDT) conversaram com a Secretária da Educação Gislaine Huerta e Coordenadora da Educação Especial Alice Dutra para ações no mês de conscientização para o TEA.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
No próximo mês é realizada uma campanha para conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com TEA, chama-se “Abril Azul”.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o distúrbio atinge uma a cada 160 crianças, com maior incidência entre crianças do sexo masculino. Um tratamento intensivo e individualizado pode levar a pessoa com TEA a ter melhoras significativas, por isso a importância dessa campanha, para alertar sobre a necessidade de uma intervenção precoce e também para quebrar o preconceito em torno da causa.
Neste contexto, foi discutido planos de ações que incluem palestras, mateada e outros objetivando informar e discutir com a comunidade caçapavana este importante tópico.
“Primeiro, somos mães de autista, vivendo diariamente os desafios e engajadas na causa. Para além somos parlamentares e devemos fomentar e contribuir para que a sociedade perceba a relevância e as necessidades das pessoas com o TEA”, informou Patricia.
“Ficamos felizes quando fomos contatados pela SEDUC para tratar deste assunto. É muito importante o engajamento de nós vereadoras trabalharmos juntas nesta causa devido a nossa experiência”, finalizou Jussarete.