Na segunda, dia 10 de abril de 2023, o município de Caçapava do Sul confirmou seus dois primeiros casos de dengue sendo 1 autóctone e 1 importado. Os dois pacientes são moradores do centro de Caçapava do Sul.
Conforme a Vigilância Sanitária de janeiro até o dia 10 de abril foram 9 casos notificados, sendo 2 em investigação, 2 positivos e 5 descartados.
Nos casos confirmados os agentes de combate a endemias já iniciaram
ações de bloqueio de transmissão, que consistem em remoção do foco, uso de larvicida e aplicação de borrifação num raio de 150 metros da residência onde foi registrado o caso.
A vigilância sanitária reforça as orientações de cuidados como revisar o seu pátio diariamente para eliminar qualquer tipo de água parada e principalmente o uso do repelente no primeiro horário da manhã e à tardinha.
Qualquer sintoma de dengue o cidadão deve procurar as Unidades Básicas de Saúde da sua localidade. Reforçamos que os sintomas da dengue são: Náusea, vômitos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, febre alta, dores musculares intensas e dor ao movimentar os olhos.