A Corsan informou a Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, desde a última segunda-feira, 17 de abril, o início da captação de água bruta das caieiras através de caminhões pipa, a fim de manter o abastecimento de cerca de 5 mil metros cúbicos diários regularmente em toda a cidade.
Somente no interior do município, a Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio, de 04 de março a 03 de abril, entregou 455.550 mil litros.
Conforme o gestor da unidade local da Corsan, Ary Sá Figueiredo, o nível muito baixo da barragem da Fonte do Mato, inviabiliza a captação naquele que é o reservatório que abastece a cidade. Figueiredo disse ainda que Caçapava do Sul somente teve água no reservatório até este momento em razão da medida tomada pela Corsan em 2020 quando foram investidos R$1 milhão para desassoreamento e limpeza geral da barragem da Fonte do Mato, aumentando em mais 3 metros de profundidade o nível de capacidade de captação de água.
Ele salienta que há necessidade de se economizar água neste momento, evitando deixar a torneira aberta ao lavar rosto e escovar os dentes e desligando o chuveiro ao se ensaboar. Essas são algumas da medidas necessárias para que a falta de água devido à estiagem não se prolongue, bem como colocar o máximo de roupa possível na máquina ao lavar e reutilizar a água dela para limpeza de casa. Lavar calçadas, quintais e carros com água potável são ações que não devem ser feitas neste momento de crise principalmente, avisou Ary.