O Vereador Mariano Teixeira (PP), esteve no Posto de Saúde do Bairro Floresta (ESF III), na manhã desta quarta-feira (24), após receber inúmeras reclamações de moradores em razão da falta de médico para o atendimento na região.
Na ocasião, o vereador teve a oportunidade de conversar com os usuários, funcionários e com a enfermeira chefe do posto, onde pôde realizar alguns questionamentos a respeito da falta de atendimento médico no posto.
De acordo com a responsável pelo ESF III, a enfermeira Thais Rodrigues, o médico que estava atendendo na unidade, através do programa do governo federal “mais médicos” está com problema de saúde e solicitou seu desligamento.
Enquanto isso, estão aguardando pela secretaria de saúde do município para a nomeação de um novo médico para atender a comunidade. “Os casos mais graves estamos encaminhando para atendimento no PA e na Policlínica. Nos casos de receitas de medicamentos controlados, esta semana encaminhamos para o ESF V da Vila Sul, onde tem atendimento médico, e as gestantes da nossa área iremos ver com o Centro Materno Infantil”, disse Thais.
Durante a visita, além da falta de atendimento médico e medicamentos, foi possível verificar outros problemas como, estrutura física do prédio com rachaduras no teto, onde em dias de chuva alaga a recepção, além da sala de reuniões e palestras com piso afundando.
“O objetivo desta visita foi saber da rotina da unidade, as principais dificuldades e pontos positivos do ESF. É uma região com grande número de moradores, com uma escola próxima, onde todos têm o direito de ter uma unidade de saúde funcionando com toda equipe de profissionais, dando atendimento básico à comunidade” afirmou Teixeira.
“Foram muitas constatações, inclusive falta de estrutura e descaso por parte do Poder Público com os profissionais que ali atuam. Estamos sem Secretária de Saúde há duas semanas, é inadmissível não termos a quem recorrer”, finalizou Mariano.