O papel dos números nas nossas vidas

Colunistas Geral

Como professor universitário de economia, ao longo da minha jornada acadêmica pude perceber o quanto as pessoas fogem dos números, principalmente os que dizem respeito às finanças.
Na verdade, há um verdadeiro pavor por grande parte das pessoas em lidar com números. Na universidade ficava ainda mais evidenciado na escolha do curso e na hora de fazer os trabalhos de conclusão, quando poucos traziam temas que envolvessem cálculos, os temas mais comuns eram os teóricos com características qualitativas.
Não podemos fugir dos números, pois eles norteiam tudo o que fazemos, como a medição do tempo, dos resultados financeiros, saúde, tempo de vida, a velocidade do veículo em que você anda, o computador que você usa, a quantidade de ingredientes da receita de bolo, entre várias outras situações, os números são parâmetros essenciais para a gestão das nossas vidas. Utilizamos os números para representar quantidades, medir resultados, avaliar situações, gerenciar pessoas, medir a produção na indústria, entre outras tantas funções. Os números estão presentes nas nossas vidas desde o início da humanidade. Para representá-los, foram utilizados inicialmente traços em materiais como ossos, pedras e argila. Ainda que o sistema de numeração não fosse bem fundamentado, era possível, já naquela época, fazer uma contagem de forma eficiente. Além dos traços, o homem juntou pedras, deu nó em cordões, entre outras técnicas que foram utilizadas de forma primitiva para medir e quantificar. Com o passar dos anos e o surgimento das primeiras civilizações e da escrita, surgiram diferentes maneiras de representar os números até chegar no que temos hoje. 
A dificuldade em lidar com números começa na escola, que não passa a devida relevância da utilização desses no nosso dia a dia, quase tudo o que fazemos precisa de alguma forma ser mensurada para que possamos visualizar os resultados, começa com o peso do nosso corpo, os anos que vivemos, data do nosso aniversário, o dia do nascimento do seu filho, e assim por diante.
Na gestão financeira o problema é mais grave, todos em algum momento precisam gerenciar o fluxo do dinheiro, recebimentos e pagamentos, nesse movimento o conhecimento é fundamental para que as contas possam fechar, não basta focar em ganhar mais, mas em gastar menos e para tanto, será preciso um controle financeiro através de números. A dificuldade começa na escola que não trabalha a matemática e a utilização numérica da forma que deveria, até a tabuada tão odiada foi substituída pelas calculadoras, contas que antes eram feitas de forma manual agora são todas por algum tipo de tecnologia.
Posso garantir uma coisa, se você quer ter sucesso na vida profissional, será necessário entender de gente e de números. Ambas exigem muito conhecimento, tanto lidar com pessoas, quanto com números, requer habilidades que precisam cada vez mais serem trabalhadas nas escolas e no dia a dia a dia, seu sucesso dependerá da forma como você vai gerenciar as pessoas e os números.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *