Mostra com mais de 100 fotografias resgata a história do Carnaval de Caçapava do Sul

Caçapava do Sul Destaque Geral

A Casa de Cultura Juarez Teixeira, em parceria com o Museu Lanceiros do Sul, inaugura dia 7 de fevereiro a mostra “Foi no Carnaval que passou…”, que traz mais de 100 fotografias que contam a história da folia na cidade, além de fantasias e outros objetos, como troféus, camisetas de blocos e matérias de jornais.

A exposição é o primeiro resultado de uma campanha lançada na comunidade no ano passado para reunir este material e que recebeu mais de 500 contribuições, uma prova de como o tema mexe com a memória afetiva das pessoas. Há registros desde a década de 1940 até os carnavais mais recentes, mas o forte mesmo é entre 1970 e 1990, quando a cidade viveu o auge dos bailes nos clubes. A ideia é que em um segundo momento estas fotografias sejam organizadas num site, para consulta pública, reunidas inicialmente por décadas, lugares, e personagens.

Entre os destaques está a última fantasia usada pelo carnavalesco Nazeazeno de Vargas, falecido em 2002, e troféus que ele ganhou em concursos de luxo, objetos emprestados pelo Museu Lanceiros do Sul para a mostra, que traz ainda fotos de figuras importantes para o Carnaval da cidade, como Edinho Dias, Rosane Guterres, Airtom Teixeira, Omar Fernandes e Nilberto Ricalde de Freitas, o Lalala.

O projeto recebeu fotografias de vários blocos, como Tira Sarro, Rua de Baixo, Vim Vadiá, Novo Tempo, Vodka, Engov, Os Deitados, Turma do Funil, Vira-Latas< Pudim de Canha, e Os Kybeby, para citar alguns. Mas faltam fotografias de muitos outros e a Casa segue aguardando estas contribuições.

Entre as curiosidades arrecadadas está uma foto da década de 1940 – a mais antiga da coleção – que mostra o Carnaval animado por bandoneones e violões, e uma imagem do primeiro carro alegórico da cidade, nos anos de 1960, em formato de cisne, entre outras. Nem todas as fotos possuem a qualidade que estamos acostumados hoje, mas são fundamentais como registro da história. O projeto também resgatou fantasias que ficaram guardadas por mais de 50 anos.

“Foi no Carnaval que passou…”
De 7 a 29 de fevereiro
Casa de Cultura Juarez Teixeira – General Osório, 730
Caçapava do Sul

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *