A declaração do imposto de renda, que inicia no dia 15 de março, pode beneficiar entidades do município, através do Fundo Municipal do Idoso, reativado este ano graças a tratativas da vereadora Mirella Biacchi (PDT) que intercedeu junto a Administração para que fosse reaberto.
Todas as pessoas que têm imposto a pagar, podem transformar parte desse gasto em uma doação na própria declaração para ajudar uma instituição beneficente.
Pensando em conscientizar a comunidade sobre esta oportunidade, a vereadora Mirella convidou o agente da Receita Federal, Fábio Burch Salvador para entrevista na Rádio Haragano.
Segundo Fábio, a legislação permite que até 6% do chamado “imposto devido” seja convertido em doação no momento da entrega da declaração, desde que seja feita a opção pelo modelo completo de tributação. Ou seja, em vez de entregar o dinheiro direto na mão do governo, é possível ajudar quem precisa, sem pagar nada a mais por isso.
“Quem for declarar, pode solicitar ao seu contador que faça no modelo completo. Lá existe um ícone chamado doações diretamente na declaração. O dinheiro, ao invés de ir para os cofres da União, vai para uma conta deste Fundo que é administrada por um conselho. Em Caçapava ele é presidido pela Diaine Dias. O conselho analisa os projetos que foram encaminhados e destina os valores”, explica o agente.
Para Mirella, esta atitude simples pode mudar a realidade das pessoas assistidas por instituições da cidade.
“Em parceria com a Receita Federal conseguimos fazer doações para escolas e entidades. Nosso gabinete está sempre atento e o Fábio nos orienta como proceder. Queremos que a comunidade se conscientize de que com a adesão neste modelo de declaração, mais projetos de cunho social poderão ser beneficiados”, esclarece a vereadora.
Notícia: Tisa de Oliveira
Fotos: Tisa de Oliveira