Uma horta escolar pode ser um excelente recurso pedagógico, uma vez que estimula o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para a formação dos alunos. Além disso, amplia o acesso dos estudantes a alimentos saudáveis e serve como incentivo a bons hábitos alimentares.
Com este propósito, o vereador Antonio Almeida Filho (Lelo/MDB) apresentou indicação na Câmara para que seja feita a implementação e manutenção de hortas nas dependências das escolas do município.
“Trabalhar com a horta representa uma atividade em grupo em que todos os alunos constroem e cuidam juntos. Isso estimula a cooperação, a empatia, a responsabilidade, a resolução de problemas, a inclusão, a comunicação, argumentação, paciência, entre outros. A horta na escola é um laboratório vivo, por meio do qual os alunos terão contato direto com os processos da natureza, e acompanham de perto o desenvolvimento das verduras, frutas e legumes, cultivar uma horta pode ajudá-los a se reconectar com a natureza e se interessar por ela”, justifica.
Para o vereador, ao integrar o cultivo da horta às atividades propostas aos alunos, a iniciativa favorece a integração junto a comunidade e propicia maior conscientização pela sustentabilidade ambiental.
“Com isso entendem a importância de preservar o meio ambiente e de adotar práticas sustentáveis para a manutenção dos recursos naturais, essenciais para nossa vida nó planeta. Os alimentos produzidos podem ser utilizados no preparo das refeições na escola, o que gera economia é garante a qualidade do que está sendo consumido. Em complemento, há previsão da possibilidade de doação do excedente da produção para as famílias dos estudantes de baixa renda”, ressalta o vereador Lelo.
Notícia: Tisa de Oliveira
Foto: Tisa de Oliveira