O que muda com a nova lei do CPF?
De agora em diante, o CPF será o único número de identificação aceito nas relações entre indivíduos e o poder público. Isso significa que para solicitar quaisquer serviços públicos, será necessário ter CPF. Dessa forma, ficará dispensado, por exemplo, o número do Registro Geral (RG). A lei que regulamentou é a 14.534/23 e a mudança ocorre para unificar os dados em serviços públicos e facilitar a memorização da população de apenas uma sequência numérica. A partir de agora novos documentos também terão apenas a inclusão do CPF, excluindo a necessidade de números próprios para cada tipo de documentação. Órgãos e entidades têm o prazo de doze meses para realizarem a adequação dos sistemas e dos procedimentos de atendimento aos cidadãos. Além disso, haverá o limite de vinte e quatro meses para modificar os sistemas entre os cadastros e as bases de dados a partir do número de inscrição no CPF. Os Brasileiros que residem no exterior e ainda não têm CPF devem fazer a solicitação pelo site da Receita federal ou numa repartição.
Desoneração da Folha de Pagamento, o que impacta na nossa vida?
Esse é um tema importante, pouco compreendido por muitos, quando falamos de desoneração, entende-se por reduzir custos com tributos que recaem sobre a folha de pagamento dos empregados do setor privado. Essa medida foi implantada em 2012 e, desde então vem sendo prorrogada. O impacto é positivo, reduzindo o custo dos empregados nas empresas, o que facilita as contratações de novos empregados. Reduz o custo dos produtos, fazendo com que o preço final seja menor em função da redução dos tributos e também ajuda no enfrentamento do mercado internacional que sempre é muito competitivo.
Quanto estamos devendo?
Estar devendo nunca é uma boa alternativa, mas infelizmente o brasileiro é um devedor contumaz, dados de dezembro apontam que 77,6% dos brasileiros estão endividados. O endividamento tem um grande custo financeiro e social, financeiro é o custo dos juros que são pagos, reduzindo a capacidade de consumo do devedor, impactando diretamente na economia que vê um consumidor sem grana para comprar. O custo social é gerado por muitos fatores, a redução do poder de compra impacta na redução dos tributos gerados que servem para a manutenção de serviços e benefícios ofertados pelo governo. Temos ainda os problemas familiares que o endividamento gera. Não posso deixar de falar da dívida que atinge a todos, a dívida pública federal que chegou aos incríveis R$6,4 trilhões, gerando mensalmente custos com juros na ordem de R$61,6 bilhões. Quem paga essa conta é o povo brasileiro. O Brasil teria muita grana para investir se não fosse essa soma bilionária de juros gastos que enriquecem os banqueiros e investidores.
Golpistas, estão usando Avatares para aplicar golpes
Quem ainda não foi assediado por um golpista, via celular, e-mail, clonagem de whats, redes sociais entre outras formas. Pois bem, precisamos estar atentos, cada dia que passa mais preparados estão esses ladrões virtuais, hoje usando a tecnologia para poder enganar, agora com a Inteligência Artificial a coisa ficou mais difícil de ser percebida, já que é possível criar imagem perfeita de uma pessoa com voz que fica difícil de saber se é real ou não. Você pode receber uma ligação de um familiar onde ele aparece falando e você poderá estar frente a um avatar ou algo do gênero. Então fique atento, use algum artifício para identificar as pessoas do seu convívio, crie algum tipo de senha para usar no momento que tiver dúvida.