Uma tempestade na vida dos Gaúchos

Colunistas Geral

Um dia tínhamos casa, sossego, vida e no outro tudo arrasado
Os acontecimentos climatológicos recentes tiraram a paz, o sossego e a tranquilidade de milhões de pessoas, muitas das quais perderam tudo, inclusive a vida. O caos chegou a todos, atingidos ou não pela ira das águas. Um tempo sóbrio, de dor e lamentações. Perdas irreparáveis, o povo Gaúcho foi nocauteado com tamanha destruição.


Dessa vez fomos todos atingidos
A grande maioria das tragédias não nos impactam, mesmo apreensivos e sensíveis as dores, não vivemos isso na nossa pele, não foi o caso agora, como disse, quase todos os gaúchos tiveram pessoas da família ou amigos envolvidos diretamente nesses alagamentos. No meu caso, tive um irmão que perdeu tudo, carro, moto, casa, eletrodomésticos, tudo. Foi resgatado de barco apenas com a roupa do corpo, deixando pra trás tudo o que conquistou totalmente submerso nas águas do Guaíba.

E o trauma dessa gente vai ser muito grande
Sabemos que a vida é a coisa mais importante, mas, perder o lar com tudo o que levou anos para conquistar dói demais, voltar e ver tudo arrasado vai ser algo muito triste, terão de ter muita força espiritual e mental para começar tudo de novo. Mesmo assim, vai ficar na mente dessas pessoas a imagem das suas residências sendo alagadas, dos resgates traumáticos e do medo de tudo acontecer novamente.

Vamos ter de reconstruir o nosso estado
A realidade vai aparecer quando as águas baixarem, mas sabemos que além dos milhões de desabrigados, que perderam tudo, temos uma malha rodoviária destruída, pontes que foram levadas pelas águas, escolas e hospitais arrasados. Temos empresas destruídas que geravam empregos e rendas e precisam ser reativadas. O comércio que foi inundado, além das perdas, pode gerar desabastecimento de produtos a sociedade. Será hora de montar um plano de reconstrução, liderados pelos setores público e privado, numa mesma visão de ação, para não desperdiçar recursos, buscando ser assertivo nas ações e com a rapidez que a situação requer.

Uma missão para provar mais uma fez a força desse povo
Não será nada fácil, mas provaremos que unidos pela dor e pelas perdas, reconstruiremos esse estado. Não vamos esmorecer, fomos nocauteados, mas não abatidos, sabemos da nossa força e contamos com ela para fazer tudo de novo. #forçaRGS

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *