Uma viagem no tempo, saindo dos livros para a realidade

Colunistas Geral

Fui conhecer um passado lendário que conhecia pelos livros
Foi exatamente a minha programação no mês de abril, voltar ao passado para conhecer melhor a história da humanidade e povos que até hoje são temos de aulas de história nas escolas mundo afora, nessa programação entram dois países: Grécia e Egito. Com a dificuldade de comunicação, já que tanto o grego quanto o árabe são línguas complexas.

O que vi na Grécia dos Deuses Gregos
O país da Mitologia, vive um período de problemas econômicos, visível a pobreza nas ruas com muitos mendigos nas calçadas, algo raro na Europa. Um país que foi muito rico, que teve a maior frota de navios do mundo, que alcançou grandes conquistas em lutas épicas, como a luta entre Gregos e Persas ou Troianos contra gregos, quando aparece o lendário Cavalo de Tróia. Hoje o grande fluxo de recursos financeiros depende muito do turismo, pois, sua história nos remete aos tempos das lutas, várias guerras até chegar o que é hoje a Grécia, com seus monumentos que servem como testemunho dos áureos tempos de glórias e como grande atrativo turístico.

O que vi no país dos Faraós
Sempre fui um aficionado por filmes e vídeos que trazem como tema os reis do grande Egito, suas conquistas e seus grandiosos monumentos. Comecei a minha viagem pelo Cairo e atravessei o Egito, a primeira parte partiu do Cairo até a cidade de Luxo de avião, cidade essa como a grande maioria das outras, ficam as margens do rio Nilo, desse ponto até a fronteira com o Sudão fomos de Navio pelo rio Nilo, a cada novo dia, saímos do navio para percorrer o território árido do saara, onde chove poucos milímetros a cada 5 anos. Nessas saídas as visitas a pontos turísticos lindos e de muita história deixada pelos impérios construídos pelos faraós.

Os Egípcios estão tornando o deserto em área produtiva
Impressionante o que estão fazendo os Egípcios no deserto arenoso e sem vida do Saara, estão tornando fértil, com plantações de tudo o que se pode imaginar. Para tornar fértil eles retiram uma grande camada de areia e cobrem essa área com uma espessa camada lama retirada do rio Nilo, mais propriamente da barragem de Assuã, irrigam com água também do Nilo através da construção de grandes canais de concreto que entram deserto a dentro.


As relíquias do antigo Egito
Viajar pelo Egito é voltar no passado, tive a oportunidade de conhecer vários pontos históricos, como o vale sagrado, onde se encontram as tumbas de reis como Hamisse II e III, de Tutankamon entre outros, entrar nas tumbas foi emocionante, ver as belas pinturas nas paredes que relatam o modo de viver e suas crenças. Além disso, vários outros lugares ocupados no passado por povos da antiguidade, mas com certeza as Pirâmides foram as mais marcantes, ver a primeira Pirâmide construída a mais de 5 mil anos. Para fechar entrar no museu no Cairo de muitas relíquias como os objetos tirados da tumba de Tutankamom, a única que não foi saqueada e ver a máscara de ouro, a cadeira que usava no seu reinado.

Voltei mais uma vez com a certeza que o Brasil é um paraíso inexplorado
Nos últimos 10 anos tenho viajado pelo mundo, América do Sul, Estados Unidos, Europa, Ásia e África, vários países visitados, todos com grandes dificuldades na produção de alimentos, ou pela seca extrema ou pelo frio extremo, mesmo assim os povos desses países conseguem alternativas para enfrentar essas dificuldades, enquanto no nosso país que tem uma riqueza imensa de recursos naturais não consegue tirar proveito para se beneficiar o seu povo. Mas sabemos que é a falta de gestão governamental, os interesses dos maus políticos que impedem que sejamos o país mais rico do mundo. Pois temos tudo para nos tornar uma potência econômica, mas infelizmente não temos governos que queiram trilhar por esse caminho.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *