Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 27/06, uma Audiência Pública promovida pelo COMPIR, COMUPIR e Prefeitura de Caçapava do Sul, tendo como local o salão de eventos do Legislativo Municipal. O objetivo do encontro foi a discussão e elaboração do Plano Municipal de Promoção de Igualdade Racial.
A solenidade de abertura do evento contou com a participação do Prefeito Giovani Amestoy; do Vice-presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Dias de Almeida (Lelo); da Diretora de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo dos Santos; da Coordenadora Municipal de Promoção de Igualdade Racial, Catia Cilene Dutra Morais e da Presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, Deise Lisiane Soares Luiz.
Durante a audiência, destacou-se o fato de que Caçapava do Sul está entre as 10 cidades mais pretas do Rio Grande do Sul, conforme dados do último IBGE/2023. Esse reconhecimento traz à tona a importância do compromisso de toda a sociedade no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade racial. As discussões giraram em torno de estratégias e ações necessárias para a efetivação do Plano Municipal, visando a redução das desigualdades raciais e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a população negra.
A Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, instituída pelo Decreto nº 4.886/2003, tem como objetivo a redução das desigualdades raciais no Brasil, com ênfase na população negra, através de ações planejadas para curto, médio e longo prazos. Em conformidade com essa política, foi criado o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PLANAPIR) pelo Decreto nº 6.872/2007, que serve de guia e referência para os planos municipais.
Também participaram do evento a Secretária da Fazenda, Ioko Nakashima Mota; Secretária de Educação, Gislaine Huerta Freitas; Secretário de Turismo e Cultura, Erni Rocha; Secretária de Assistência Social Andressa Lisboa e Adjunta, Franciele Melo; representantes dos Conselhos Municipais de Promoção de Igualdade Racial, de Formigueiro, Cláudia Fagundes e Tanira Dotto; de Dona Francisca, Luiz Cleci Flores; de São Sepé, Lara Cornelho, Paulo Henrique Aires, Cristina Souza e José Nélson Fernandes; Vereadores (as), Caio Casanova, Sílvio Tolfo Tondo, Mariano Teixeira e Mirella Biacchi; Presidente do SIMPECS e Vice-presidente do Conselho de Educação, Prof. Dolores Stel.
Por Karine Trindade e Kau Teixeira