A Brigada Militar (BM) foi alertada pelo proprietário de uma residência em Lavras do Sul que teria encontrado um artefato suspeito no momento em que capinava o pátio.
Seguindo o protocolo antibombas, a área foi isolada em um raio de 100 metros quadrados. Devido à proximidade do local, uma escola estadual e uma creche foram evacuadas por medida de segurança.
O Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) de Porto Alegre foi chamado para investigar o artefato suspeito e realizar a detonação, se necessário. Segundo informações da BM, os especialistas chegaram à cidade na tarde da terça-feira.
Entenda o que é um morteiro
De acordo com o Exército Brasileiro, o morteiro é uma peça de artilharia menor em comparação a um canhão, projetada para lançar granadas a curtas distâncias. O artefato pode ter diferentes funções, sendo explosivo, destinado a atingir alvos, ou químico, utilizado, por exemplo, como sinalizador.
Após análise das imagens do objeto encontrado, foi constatado que se tratava de um projétil inerte, ou seja, sem carga explosiva. A coloração azul do artefato indicava que ele era utilizado apenas em exercícios de treinamento.
Casos semelhantes na região
Incidentes como esse já ocorreram anteriormente na Região Central do Estado. Em julho de 2003, uma granada foi localizada no campo do Jockey Clube de Santa Maria. Mais recentemente, em dezembro de 2022, um jovem de 22 anos encontrou um artefato semelhante ao descoberto em Lavras, nas proximidades de uma ponte em São Gabriel.
Imagens: Reprodução redes sociais