A importância da construção civil
A construção civil é um dos setores mais importante da economia de um país, sua atividade influencia diversos seguimentos da sociedade. De forma mais sintética, dizemos que tudo começa na mineração que é responsável por grande parte da matéria utilizada, como: ferro, cimento, areia, tijolos, argamassa, telhas, pisos cerâmicos, vidros entre tantos outros, esses chegam ao comércio através de transportadoras, logo estão nos canteiros de obras onde trabalham: projetistas, pedreiros, serventes, marceneiros, que recebem salários, geram impostos, compram no comércio local e com isso fazem a roda da economia girar.
Qual a importância social da construção civil
Embora seja uma atividade econômica, em muitos casos a construção de um imóvel não tem como destino inicial a comercialização, pois é feito para a moradia. O sonho da casa própria depende muito do sucesso da construção civil, quanto mais imóveis estiverem sendo construídos para venda, maior a chance de se encontrar um para compra a um preço mais justo, visto que, a concorrência é maior entre que faz, no caso as construtoras. Hoje é sem dúvida nenhuma o setor que mais absorve pessoas com menor qualificação, portanto, cumprindo um papel social relevante na geração de oportunidades de trabalho, além disso, ajuda a desenvolver cidades na ocupação de espaços baldios e na renovação predial do local.
O que está acontecendo em Caçapava do Sul?
Por um bom período de tempo, tivemos várias empresas construindo imóveis para venda, as chamadas construtoras. Infelizmente a realidade atual é preocupante, a grande maioria dessas empresas pararam de operar, e numa pesquisa da ACIC, as razões mais citadas foram as dificuldades e demoras em aprovar projetos na prefeitura, falta de consumidor com poder de compra e redução nas linhas de financiamentos com juros mais acessíveis. O reflexo será sentido na falta de imóveis para negociação, aumento dos preços e principalmente na redução da atividade comercial de material de construção, sem esquecer da redução na oferta de empregos nesse setor.
Em resumo
A construção civil é, portanto, um pilar da economia, crucial para o desenvolvimento social e urbano. Seu impacto positivo se estende desde a geração de empregos e contribuição para o PIB até o papel fundamental na oferta de habitação e regulação do mercado imobiliário. Além disso, com a crescente ênfase na sustentabilidade e inovação, o setor continua a evoluir, buscando soluções que atendam às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.