Você já fez a sua escolha?

Colunistas Geral

Já escolheu os seus candidatos?
Estamos às vésperas de uma eleição municipal, momento delicado, pois, precisamos fazer a melhor escolha entre os candidatos, precisamos ser responsáveis e analistas para podemos definir quem são os melhores nomes, seja para prefeito, vice ou vereador. Nesse momento o maior erro é cair na armadilha do candidato sorriso, do candidato do abraço. Não venda o seu voto, quem vende o voto, além de ser desonesto, não pode reclamar no futuro do resultado das eleições.

Eu não voto em Rico
É comum ouvir a seguinte frase: “eu não voto em rico”, fico a pensar, será que é por ciúmes, inveja, por qual razão mesmo não vota numa pessoa bem sucedida patrimonialmente. Eu pergunto a essa pessoa: Quem tecnicamente está mais preparado para gerir uma prefeitura, a pessoa que foi competente para construiu um patrimônio ou o cara que nada tem na vida? E não me venham com essa de coitadinho pobrezinho, quando somos competentes, ultrapassamos barreiras e crescemos na vida, construímos reputação, galgamos postos, construímos patrimônios.

O prefeito terá de gerenciar uma mega empresa
Uma prefeitura é uma mega empresa, com receitas e despesas grandiosas, com um grande grupo de funcionários, muitos setores e demandas enormes. Um prefeito precisa ser um bom gestor, começando por entender de gente, ser capaz de formar uma excelente equipe de trabalho, ter a capacidade de liderar o grupo de forma harmoniosa. Ser prefeito é uma desafio, um árduo trabalho, que pode mudar a realidade de um município para a prosperidade ou para a pobreza.

Vereadores ou assistentes sociais?
Infelizmente os nossos vereadores a nível de Brasil, perderam o foco do seu verdadeiro papel, hoje a grande maioria não passa de meros assistentes sociais. O vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Ao eleitor cabe qual papel?
Muitos ainda desconhecem a força do voto, é ele que elege um cidadão para prefeito ou vereador, o voto dá poder para o eleito, ele ganha uma procuração em branco do povo, se o cidadão eleito não for bem intencionado, poderá aproveitar dessa situação para seu próprio ou de amigos. Não me venha com a “balela” de que todos os candidatos são iguais, que não é verdade, temos sempre ótimos nomes, pessoas que realmente querem fazer a diferença. Uma boa escolha é a única opção que temos para eleger os melhores, pode até não dar certo, mas a tentativa precisa ser feita.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *